Fidelizar clientes é uma tarefa fundamental para a empresa, uma vez que é preciso que os consumidores retornem sempre que necessitarem dos produtos e/ou serviços que seu negócio oferece. Por isso que hoje, nós vamos indicar 5 dicas para fidelizar mais clientes em sua empresa.
Existem vários fatores a serem considerados aqui, que vão além simplesmente da qualidade e do preço do seu produto ou serviço. É necessário estruturar uma experiência do cliente valiosa e agregadora, que faça a diferença para o seu consumidor.
Com a grande competitividade existente nas empresas, oferecer produtos de qualidade com menor preço já não é mais suficiente para fidelizar clientes. Por isso, é preciso que o empreendimento ofereça sempre mais. Dessa forma, vamos indicar 5 dicas para fidelizar clientes em sua empresa:
Para perder um cliente, é só você oferecer mais do que o produto pode realmente entregar para ele. Nada pior do que ter expectativas elevadas e não suprir nem as básicas que você entende como sendo primordiais para o produto.
Como exemplo disso, basta oferecer entrega do produto em 5 dias e não chegar no prazo. Afinal, quem compra algo, já tem claro qual o tempo que levará para ter em mãos para usar ou testar o item.
Para saber das expectativas do cliente, além de utilizar ferramentas de CRM, esteja pronto a ouvir as suas necessidades e problemas que precisam ser resolvidos. Procure criar uma estratégia de atendimento, que entregue muito mais do que o cliente está esperando.
As ferramentas de CRM possibilitam que qualquer vendedor tenha informações suficientes para prestar um bom atendimento, considerando a sua interação com a marca.
Agregando valor ao produto, é possível maximizar a entrega dele e, assim, estabelecer relações com os clientes.
Neste momento, é possível utilizar estratégias como o up-selling e o cross-selling para, dessa forma, complementar a compra inicial do cliente. Ele se sentirá valorizado e sairá da empresa com a intenção de retorno, já que conseguiu comprar mais produtos com promoções embutidas.
Além disso, o pós-vendas também se torna fundamental para agregar valor ao produto. Procure estabelecer estratégias de pós-vendas que sejam significativas, e mantenha a comunicação com os clientes de forma eficiente e duradoura.
Quem não gosta de uma boa surpresa? Para incentivar a fidelização dos clientes, ofereça pequenos “mimos”, presentes e recados que podem ser feitos via redes sociais. Assim, os outros clientes irão ficar esperando o seu.
Invista nesta forma de fidelização: mande um recado usando o canal de comunicação informado pelo cliente, com um desconto nas compras feitas no dia do aniversário, por exemplo. Normalmente esta data é uma das que a pessoa mais gosta de receber mimos, presentes e atenção.
Foque na venda para o cliente, ofereça um atendimento personalizado, trate-o com respeito e educação, tenha uma abordagem simpática e comunicativa. Aposte em conhecer o consumidor profundamente e tenha conhecimento sobre o seu perfil, assim, você atingirá as expectativas com mais sabedoria.
Integre os canais de comunicação e vendas, e sincronize os atendimentos.
Muito melhor do que atrair novos clientes, é fidelizar os antigos. Por isso, transforme um novo consumidor em um cliente fidelizado. Para tanto, é preciso treinar e qualificar os seus colaboradores, principalmente da área de vendas e suporte.
As capacitações são importantes para que os colaboradores conheçam o novo cliente de todo o dia, aquele que tem demandas específicas, mas de comportamento altamente mutável. E os colaboradores precisam ter o feeling de identificar logo com que consumidor está lidando, para obter as melhores vantagens neste relacionamento.
Colaboradores qualificados sabem exatamente qual é o produto que irá atender as expectativas dos clientes, pois possuem o conhecimento técnico para indicar os melhores itens.
Por fim, além de tudo isso, funcionários que estão atualizados procuram conhecer o seu cliente e entender qual a linguagem a ser usada, como abordar de forma respeitosa e condizente com o momento. Afinal, a atualização faz parte de toda ação do colaborador para oferecer a melhor experiência para os clientes.
Agora que você já aprendeu as principais dicas de ouro para fidelizar mais clientes, vá em frente! Use a informação com sabedoria e conquiste seu público fiel de forma prática!