Concursos Abertos

5 dicas para estudar conhecimentos bancários

Os concursos públicos deste ano já estão a todo vapor. Por isso, hoje mostraremos 5 dicas para estudar conhecimentos bancários que vão te ajudar a ingressar nessa área e se tornar um profissional qualificado.

Muitas pessoas sonham em trabalhar no setor bancário. Afinal, os empregos geralmente oferecem excelente remuneração e estabilidade na carreira, atraindo assim candidatos de todo o Brasil.

Alguns concursos públicos como o do Banco do Brasil exigem certa bagagem para aprovar seus candidatos. Então, para começar, aprender algumas dicas para estudar conceitos bancários é essencial para qualquer pessoa interessada no processo seletivo.

Por isso, não deixe de nos acompanhar até o final para conferir as melhores dicas para estudar conhecimentos bancários.

Por que estudar conhecimentos bancários?

Em primeiro lugar, todos já sabem que para passar em um concurso público é necessário muito estudo e dedicação do candidato. Ainda mais, se for para ingressar na carreira bancária.

Nesse caso, é de suma importância estudar conhecimentos bancários para aumentar ainda mais o seu nível de aprendizagem na área. Afinal, são muitas especialidades exigidas e o nível das provas costumam ser bem altas.

O conhecimento bancário costuma deixar muitos profissionais mais assustados, principalmente aqueles que ainda não possuem experiência na área.

Por fim, todos entendem o quão grande e complicado é o mercado financeiro. Desse modo, se você está pensando em ingressar nessa carreira, a dica é estudar muito para entender essa complexidade toda.

Dicas para estudar conhecimentos bancários

Qualquer pessoa que queira entrar no setor de serviços financeiros precisa estudar os conceitos bancários. Aliás, essa disciplina é frequentemente abordada em concursos públicos da área e é muito importante para o exercício da profissão.

Pensando nisso, conheça agora os 5 assuntos mais cobrados de conhecimentos bancários. Confira.

1.   Mercado financeiro;

Estudar mercado financeiro pode ser um pouco complicado devido à sua complexidade e extensão. Porém, você observará que esse tema aparece de diversas formas nos exames de certificação financeira disseminando-se por inúmeras áreas temáticas.

Dessa forma, o mercado financeiro é o cenário, por assim dizer, em que todas as operações acontecem. Além disso, também é o espaço em que lidamos com atividades, câmbio, operações e mercadorias.

Então, na hora de estudar não economize e foque no mercado financeiro.

2.   Produtos e serviços bancários;

Outra especialidade que é cobrada na maioria das provas de concursos nessa área são os produtos e serviços bancários.

Muito provavelmente, você já ouviu falar de vários. Pois, todos nós usamos diariamente cartões de crédito, empréstimos, investimentos, hipotecas e contas correntes. Aliás, esses são apenas alguns exemplos de produtos e serviços bancários.

Consequentemente, trabalhar em um estabelecimento como esse, exige compreender tudo nos mínimos detalhes para interagir diretamente com os clientes.

3.   Sistema Financeiro Nacional (SFN);

Em seguida, essa é outra disciplina que costuma aparecer com frequência nas provas de concursos para a área bancária.

Você já deve ter ouvido falar em fiança, penhor e caução, não é mesmo? Então, essas garantias, para simplificar, indicam o envolvimento de um patrimônio na liquidação de uma dívida.

Além de ser um conteúdo de prova, essa especialidade também pode ser de grande valia na sua rotina profissional.

4.   Mercado de capitais e câmbio;

O mercado de capitais que faz parte do sistema financeiro nacional é o mediador da relação entre as empresas que necessitam de capital e as pessoas físicas que desejam participar desses negócios.

Em termos mais simples, estamos falando da Bolsa de Valores. Sendo assim, por outro lado está sujeito a mudanças frequentes e a única forma de acompanhá-las é entender como funcionam.

Já a taxa de câmbio é o método pelo qual as moedas de diferentes países são vinculadas. Apesar do hábito de ler notícias sobre o assunto como a alta e a queda do dólar, por exemplo, é preciso ir ainda mais além para fazer parte do mercado financeiro.

Sendo assim, é preciso mais do que só conhecimento básico para atuar nessa área.

5.    Atualidades do Mercado Financeiro;

Por último, quando falamos em atualidades, fica claro que a referência é para as constantes inovações e novidades do mercado financeiro. Aliás, que inclui alguns detalhes que você deve ficar de olho daqui em diante. Veja a seguir alguns exemplos:

Remote banking, home banking, internet banking, mobile banking e open banking. Desse modo, vale a pena ler notícias e conteúdos sobre esses temas para ficar por dentro do assunto.

Agora que você já conhece as melhores dicas para estudar conhecimentos bancários é só começar a se preparar e garantir uma vaga para o cargo desejado.