A escrita é sempre cobrada em concursos e vestibulares. No entanto, muitos estudantes temem a avaliação de seus textos e reconhecem a necessidade de escrever melhor.
Desse modo, apresentamos aqui cinco dicas de como escrever melhor e, consequentemente, se sentir mais seguro em provas discursivas e outras ocasiões em que você precise desenvolver um texto escrito.
A leitura de diversos livros e textos, sejam de jornais, revistas ou histórias em quadrinho, ajuda a aumentar o vocabulário. Assim, além de você aprender a escrever e usar novas palavras, será mais fácil de internalizar regras de acentuação e pontuação. Além disso, com a leitura você perceberá formas de encaminhar um texto mantendo a coesão e a coerência textual.
Com o advento dos dispositivos móveis, cada vez menos escrevemos no papel. Contudo, exames como vestibulares, Enem e concursos exigem que você escreva à mão. Desse modo, além de se preparar de forma mais adequada para esses exames, você terá mais concentração na escrita do que quando escreve em tela.
Mesmo quando você estiver interagindo na internet é bom evitar usar abreviações ou escrever incorretamente só porque “ninguém se importa” ou porque aparentemente sua escrita não está sendo avaliada. O uso habitual do internetês diminui sua prática de boa escrita e deixa você despreparado para lidar com as regras da linguagem formal. Então, mesmo na internet tenha atenção com a acentuação e a ortografia das palavras. Além disso, busque pontuar adequadamente suas frases em observância às regras sintáticas.
Outra dica crucial para escrever melhor é ler em voz alta o que você escrever. Assim, além de observar se você empregou a pontuação correta, poderá fazer correções caso haja muita repetição de palavras, cacofonias ou rimas indesejadas. Aproveite esse momento de leitura para analisar se o seu texto está claro e cumpre o objetivo desejado.
Por fim, evite usar o corretor ortográfico no seu programa de escrita de texto no computador ou no teclado do seu smartphone. A ideia é se tornar independente na escrita e ir buscar em outros meios a resposta para possíveis dúvidas de ortografia. Assim, você se tornará independente do seu corretor e aprimorará sua habilidade de escrita.
E aí? Curtiu as dicas? Então deixe aqui o seu comentário!