Empreendedorismo

5 dicas para escolher o nicho de sua empresa

Então, você quer saber quais são as dicas para escolher o nicho de sua empresa? Pode não parecer, mas é uma tarefa bem simples. Para isso, basta só um pouquinho de determinação e conhecimento.

Com o planejamento adequado você conseguirá definir qual é o melhor nicho que se sentirá confortável de trabalhar. Além disso, verificar se ele é viável ou não.

O que é nicho de mercado?

O nicho de mercado nada mais é do que uma parcela de um grupo consumidor com perfil e interesses semelhantes. Assim, ele proporciona uma oportunidade dentro de um vasto ramo no mundo dos negócios.

É importantíssimo saber o que é esse tipo de nicho. Dessa forma, será mais simples para você montar algumas estratégias e alcançar o público alvo.

A propósito, os nichos podem ser definidos de formas variadas e amplas. Assim como, também podem se fechar a um único núcleos e suprir tópicos específicos.

5 dicas para escolher o nicho de sua empresa. Foto: Canva Pro

Liste seus temas favoritos

O primeiro passo pode parecer bem óbvio. Todavia, listar os seus temas favoritos é muito importante na hora de fazer uma escolha adequada do seu nicho ideal de trabalho.

Sendo assim, coloque em pauta todos os tipos de temas que você adoraria trabalhar ou se sente mais confortável. Aliás, é necessário deixar bem claro e específico quais são os seus objetivos de acordo com os temas que mais tem afinidade.

Portanto, isso irá te servir como um belo norte para você filtrar todas as suas opções. De pouco a pouco, você verá qual será a que te agrada mais.

Nessa lista, vale fazer também um método de colocar o nome do tema e qual é o público alvo específico que vai abranger por ele. Além disso, assim fica mais fácil de definir as opções, será divertido fazer.

Liste os temas que você não trabalharia

Da mesma forma que deve listar os temas que você sonha em trabalhar também. Faça o seguinte: liste, separadamente, aqueles que não desejaria de jeito nenhum.

Mas por que fazer isso se já tem a lista de coisas que você sonha em fazer? Então, essa lista é importante para descobrir se você domina ou não do tema. Mesmo que você goste muito do tema que colocou na primeira lista, pondere se possui conhecimento vasto sobre o ramo, caso contrário, não vale a pena investir nele.

Aliás, é interessante aplicar alguns itens da primeira lista nessa segunda. Por exemplo, se você listou moda numa das opções da primeira lista, certamente não possui nenhum domínio sobre o assunto, coloque também nessa. Dessa forma, sua filtragem será ainda melhor.

Portanto, isso é uma forma de você definir muito bem quais são os tipos de nicho que você irá conseguir ter algum tipo de retorno.

Avalie os nichos mais rentáveis

Dentre todas as opções, seja a lista de coisas boas e da lista ruim, é necessário avaliar os nichos mais rentáveis.

Independente de gostar ou não de trabalhar com determinada área é preciso avaliar o que será melhor financeiramente. Dessa forma, você poderá fazer a filtragem das opções mais rentáveis.

Definitivamente, se estar buscando um nicho para sua empresa, certamente está precisando de lucros bem fartos e alguns de forma rápida. Então, dessa forma, para descobrir, você precisará fazer o uso de algumas plataformas que irão te ajudar.  São elas.

  • O Google Trends é uma excelente plataforma de pesquisa para cada tema da sua lista. Para isso, basta colocar num campo de pesquisa uma palavra-chave do tema e avaliar a rentabilidade.
  • Durante a pesquisa de cada tema, você também poderá ter acesso à quantidade de pesquisas mensais e globais.
  • Dessa forma, avaliando todas as pesquisas, você pode analisar se existe demanda suficiente para esse nicho.

Conheça seu público alvo

Qual é o público alvo que você atingirá com a escolha que você teve? O seu nicho abrange um público alvo fácil ou difícil de lidar?

Sendo assim, ter total domínio sobre o seu público alvo é essencial para que você conquiste um ótimo nicho no mercado. Então, dessa forma, você precisará saber lidar muito bem com as pessoas, principalmente com aquele público específico que você deseja atingir com o seu marketing.

Procure sua concorrência

Ter uma concorrência não é necessariamente ruim. Pelo contrário, se a sua marca e for realmente muito boa, você ganhará certo destaque no seu nicho empresarial.

Além disso, ter a presença de muita concorrência só prova que o seu nicho é ainda mais rentável do que você esperava.

Mas fazer uma análise necessária e profunda nas suas concorrentes é uma tarefa fundamental. Diferente do que você pensa, não uma forma para você se destacar, e sim para verificar se o nicho que você está mexendo é viável ou não.