Quando se trata da nossa casa, queremos que tudo fique o mais bonito e confortável possível, não é mesmo? É maravilhoso ver as paredes limpas, com aquele ar de recém pintadas. Mas, infelizmente, essa alegria às vezes dura pouco. Principalmente para quem tem criança em casa. Alguns acidentes inevitáveis, a ação do tempo e mesmo ações cotidianas podem deixar manchas na parede, que, ainda que pequenas, arruínam o trabalho de qualquer pintor. Pensando nisso, trouxemos para você, 5 dicas de como tirar manchas da parede de forma simples, eficiente e gastando pouco dinheiro. Confira todas as nossas dicas incríveis.
Durante a rotina diária de uma casa, ainda mais em uma onde moram crianças, as paredes são tocadas e esbarradas inconscientemente inúmeras vezes. Isso deixa marcas nelas, como manchas de dedos e sujeira de transferência.
Para tirar manchas da parede dessa natureza, é necessária uma limpeza mais regular e, para isso trouxemos um passo a passo super simples de seguir e que requer poucos ingredientes:
Uma dica importante é sempre estar atento ao tipo de pintura da sua parede, afinal alguns tipos de tinta não laváveis podem sair ou desbotar com a limpeza.
As crianças adoram pintar e se expressar através dos desenhos, o que é ótimo. O que não é tão ótimo assim é quando elas resolvem fazer isso nas paredes de casa.
Mas, nem tudo está perdido! Se algum dos seus artistas resolveu fazer a parede da sua casa de Capela Sistina, essa é uma forma fácil de resolver:
Para preservar a pintura, principalmente se a tinta for acrílica, faça sempre movimentos circulares com o pano ou esponja ao limpar a sua parede.
Mesmo tomando o maior cuidado na hora de cozinhar, é praticamente impossível evitar completamente os respingos de óleo. Além disso, o óleo que usamos ao cozinhar, se transforma em vapor e se espalha pela cozinha toda e nem mesmo as coifas e sugares dão conta de tanta gordura.
Existem alguns ótimos desengordurantes no mercado para esse fim. Mas se você quer substituí-los por uma receitinha caseira e infalível, aqui vai ela:
Além de retirar manchas da parede, essa solução também pode ser aplicada nos armários e em outras superfícies da cozinha para desengordurar.
Os problemas com manchas na parede podem ser ainda maiores se ela for branca ou de tons mais claros. Qualquer manchinha salta aos olhos. E não é qualquer produto que pode ser aplicado sem piorar a situação.
Mas dá para resolver isso de forma simples e usando ingredientes que quase sempre temos em casa:
Se a sujeira for um pouco mais difícil de tirar, você pode adicionar duas colheres de bicarbonato a essa mistura para potencializar o efeito. Contudo, vale aquela dica de se atentar ao tipo de pintura da parede para não a danificar.
A ação do tempo é outro fator causador de manchas na parede. Em épocas mais úmidas do ano, podem surgir aquelas indesejáveis manchas de mofo que, além de feias, fazem mal à saúde. Para se livrar delas, podemos usar um método simples:
Vale lembrar que, se o caso de mofo for mais grave, é necessário consultar um profissional. Use luvas e máscara para realizar a limpeza.
Essa mistura, por ser abrasiva, pode danificar alguns tipos de pintura. Ela também pode ser usada em forros e banheiros com mofo.
Esperamos que essas dicas tornem a sua tarefa de tirar manchas da parede mais descomplicada e que você consiga manter aquela sensação maravilhosa de paredes recém pintadas por muito mais tempo!