5 dicas de ortografia para concursos de nível médio
Saiba como não errar com as nossas dicas
Vai prestar um concurso de nível médio? Então, veja 5 dicas de ortografia que podem ajudar você a causar uma boa colocação nas provas.
A Língua Portuguesa é cheia de surpresas que podem confundir os candidatos na hora de responder às questões. Assim como, pode gerar dúvidas na hora de produzir redações para concursos de nível médio.
E esse erro pode custar alguns pontos preciosos na colocação final. Desse modo, determina muitas vezes quem serão os classificados e os eliminados do certame.
Pensando nisso, listamos a seguir 5 dicas úteis que podem te ajudar a se preparar para o dia das provas.
Fique com a gente e acompanhe a leitura até o final, para conhecer as 5 dicas de ortografia para não errar e nem perder pontos nas provas de Língua Portuguesa.
Dicas de ortografia para concursos e nível médio
Os concursos de nível médio costumam ter mais concorrência. Pois, oferecem boas remunerações e melhor: sem a necessidade de formação em cursos do ensino superior.
Contudo, para conquistar uma dessas vagas tão concorridas é importante ter um bom preparo para todas as disciplinas, especialmente em Língua Portuguesa.
Por conta de alguns macetes e surpresas, muitos candidatos podem cometer erros simples em ortografia. Consequentemente, que custam alguns pontos que podem ser decisivos em sua classificação ou eliminação.
Por isso, veja a seguir 5 dicas para garantir seu sucesso nas provas de concursos de nível médio, alçando a maior pontuação possível.
1. Conheça o perfil da banca organizadora
Nossa primeira dica, diz respeito a banca organizadora do concurso que você planeja prestar.
Afinal, cada banca possui um perfil. Portanto, é ela quem dita a forma como as perguntas serão feitas e quais os assuntos serão cobrados.
Dessa forma, é possível focar seus estudos em um caminho específico. Assim, aumentando suas chances de sucesso e otimizando seu tempo de estudo em Língua Portuguesa ou mesmo para outras disciplinas.
2. Uma das dicas de ortografia é prestar atenção a acentuação
Uma dúvida muito recorrente para os candidatos de concursos diz respeito ao uso dos acentos.
Antes de tudo, é importante entender que os acentos servem para modificar o som de uma letra. Logo, o que faz com que mesmo palavras semelhantes tenham sons diferentes.
Por isso, fique de olho no uso dos acentos. Afinal, por mais simples que possa parecer em alguns casos, o uso ou a falta de um acento pode modificar a palavra e frase em que ela está inserida.
3. Palavras homônimas e parônimas
Outro ponto que costuma fazer com que os candidatos de concursos de nível médio caiam em pegadinhas, são as palavras homônimas e as palavras parônimas.
É importante entender a diferença entre elas, para não cometer mais enganos:
- Palavras parônimas são aquelas que possuem pronúncia e grafia parecidas, mas com significados diferentes. Por exemplo, como deferir (atacar) e diferir (adiar);
- Palavras homônimas são as que possuem a mesma pronúncia, mas com significados diferentes, como conserto (correção) e concerto (apresentação), por exemplo.
4. Mal e Mau
Você provavelmente já se perguntou se deveria escrever “mau” ou “mal”, não é mesmo? Isso porque essa é, talvez, a maior dúvida em ortografia.
Para simplificar o entendimento, é simples. Então, basta pensar que “mau” é o oposto de “bom”. Enquanto, que “mal” é o oposto de “bem”.
Ademais, a palavra “mal” será um substantivo somente quando estiver acompanhada de um artigo ou pronome.
Já a palavra “mau”, será advérbio quando modifica um adjetivo ou um verbo. Dessa forma, pode ser simples entender e evitar esse erro.
Novamente, para não esquecer, se tiver dúvida faça a substituição pelo seu antônimo. Ou seja, “mau” ou “mal” por “bem” ou “bom”, para conferir se a grafia e o sentido estão corretas na frase.
5. Uso dos Porquês
Por fim, vamos falar sobre o uso dos “porquês”, que também é motivo de dúvida e erro para muitos candidatos de nível médio. Para entender melhor, basta saber quando usar cada um dos porquês:
- Porque, junto e sem acento, deve ser usado como um substituto do “pois”;
- Por que, separado e sem acento, é utilizado no início de uma pergunta ou como um substituto de “o motivo pelo qual”;
- Porquê, junto e com acento é um substantivo. Por isso, sempre é acompanhado de um numeral, artigo, adjetivo ou pronome;
- Por quê, separado e com acento, deve ser sempre utilizado ao final das frases interrogativas.
Dessa forma, fica mais fácil saber quando usar cada um deles e não cometer mais erros.
Com essas 5 dicas de ortografia para concursos de nível médio, você vai arrasar nas provas e conseguir uma melhor pontuação.