Empreendedorismo

5 dicas de como escolher a localização do seu negócio

Uma das primeiras decisões que você precisará tomar ao abrir uma loja é onde exatamente no mapa seu negócio estará situado. E considerando o seu público-alvo é essencial para encontrar um local adequado. Afinal, você quer estar perto de onde seus clientes frequentam. Por isso que hoje, nós daremos 5 dicas de como escolher a localização do seu negócio.

Neste artigo, você aprenderá por que escolher um local de encontro físico é tão importante e receberá alguns conselhos sobre como tomar a melhor decisão possível. Vamos!

Vale a pena ter um negócio físico?

Ter conhecimento sobre o seu público-alvo, o segmento de mercado e as metas que seu negócio planeja atingir, é fundamental para determinar o melhor local a ser locado ou comprado para obter os resultados que você visualiza para o seu negócio.

Por exemplo, se o seu negócio é um restaurante temático que oferece apresentações únicas de comida e bebida, você está em um mercado que se beneficiaria muito localização física do que oferecendo um serviço de entrega.

Já imaginou como seria colocar sua empresa em um lugar onde a clientela não tem acesso ou não quer ir?

Uma das coisas mais importantes a se pensar ao abrir um novo negócio é sua localização. Assim, você vai estar onde seus clientes estão se quiser que eles vejam, lembrem-se e queiram comprar em sua loja.

O sucesso do seu negócio depende, na maioria, da sua localização, pois uma escolha estratégica a esse respeito pode garantir ou prejudicar o seu sucesso.

escolher a localização do seu negócio- Reprodução Canva

5 dicas de como escolher a localização do seu negócio

Veja as dicas que compilamos para ajudá-lo a escolher um ótimo local para seu negócio.

1ª Dica: Conheça seu público-alvo

Para obter bons resultados, você precisa ir aonde seus clientes estão, portanto, conhecer seus clientes é o fator mais importante na escolha de um local para o seu negócio.

Uma excelente ilustração disso seria uma farmácia abrindo uma loja próxima ou mesmo na mesma rua de um centro médico. Muitas pessoas vão precisar de ir a uma farmácia depois de uma consulta médica, fazendo sentido que o proprietário da farmácia tenha uma loja perto de hospitais e clínicas.

A pessoa deve ter uma compreensão íntima de seu mercado-alvo e de suas necessidades específicas, o que é crucial para determinar onde abrir uma loja.

2ª Dica: Tenha paciência na busca de um local apropriado

A procura de imóveis pode ser demorada, especialmente nos grandes centros comerciais, sendo aconselhável ir devagar, evitar a pressa.

Antes de concordar com qualquer coisa, reserve um tempo para fazer uma pesquisa minuciosa sobre os imóveis disponíveis, conhecer os arredores e, claro, comparar preços de mercado. Esta atitude é de extrema importância.

3ª Dica: Priorize locais onde tenha visibilidade e acessibilidade

Atrair novos clientes requer divulgar sua empresa, e isso é especialmente verdadeiro no início. Além disso, deve avaliar a acessibilidade, por ser um fator que deve inspirar confiança no cliente.

Atualmente, nas cidades há muitos locais específicos para estabelecer seu negócio, mas a partir do segmento que você abrirá o seu negócio, é preciso avaliar que seja visível para a maioria das pessoas que serão seus possíveis clientes.

Além disso, verifique a presença de acessibilidade, assim, aumentará significativamente o público-alvo que irá até o seu negócio. Veja bem, se você abrir um restaurante, e na entrada tiver somente escadas, como que uma pessoa da 3ª idade irá frequentar o seu ambiente?

Se não tiver acessibilidade, verifique a possibilidade de tornar o ambiente acessível e assim, terá mais clientes.

4ª Dica: Avalie a concorrência local

Aprender sobre os concorrentes locais também é crucial para descobrir como se diferenciar e manter a fidelidade do cliente.

Examine as ofertas da concorrência em termos de preço, qualidade de serviço e outros fatores para garantir que sua empresa ofereça o melhor valor possível aos clientes.

5ª Dica: Utilize o SEO para divulgar o seu negócio

A otimização de mecanismo de pesquisa local (SEO) é uma ótima maneira de tornar sua empresa conhecida na comunidade e vista por clientes em potencial.

Você pode usá-lo para colocar sua empresa no mapa, avaliá-la e se destacar da concorrência.

E com estratégias inteligentes, ele pode ter uma classificação alta quando os usuários realizam pesquisas em mecanismos de pesquisa como o Google para termos relacionados ao seu mercado.

Você precisará de um perfil do Google Meu Negócio para a promoção ocorrer. Por isso, é imprescindível saber que esta é uma ferramenta gratuita do Google para impulsionar os resultados do seu mecanismo de pesquisa.

Invista no marketing digital da sua empresa, especialmente no SEO Local e seu negócio colherá os benefícios.