O concurso público é uma excelente possibilidade de ingressar na carreira e obter inúmeros benefícios, desde o nível fundamental ao superior. Sendo assim, os candidatos sempre desejam obter a aprovação. Contudo, há atitudes que podem levar os concurseiros para a reprovação.
Confira as atitudes que podem te fazer reprovar em concursos públicos
A seguir, falaremos um pouco sobre as 5 atitudes que não são favoráveis para quem deseja ingressar no concurso público. Aliás que podem levar até a reprovação neles. Então, veja a seguir.
Procrastinar
Uma das atitudes mais comuns que podem reprovar, seja no mundo do concurso público, na graduação ou até mesmo em outras áreas da vida, é a procrastinação.
Em suma, o ato de procrastinar faz com que a pessoa adie as suas atividades e deixe para um outro momento, chegando a não realiza-las.
Desse modo, há algumas dicas, que podem auxiliar a não adiar as tarefas para outro momento. Uma delas, por exemplo, é criar metas alcançáveis e que possam ser realizadas. Assim, é uma ótima estratégia para evitar a frustração.
Para evitar a procrastinação, uma dica é deixar o celular longe enquanto estiver estudando. Visto que, aqueles 5 minutos mexendo no celular podem acabar virando 10 ou até mesmo 1 hora, fazendo com que você procrastine os seus afazeres.
Ausência de direcionamento na carreira
Outra atitude você pode gerar uma reprovação em concurso público é a ausência de direcionamento na carreira que você quer seguir. Entenda bem, existem inúmeras carreiras nesse ramo, como por exemplo jurídica, policial, previdenciária, administrativas, entre outras.
Contudo, se você não estabelece qual carreira você quer seguir, dificilmente você conseguirá um direcionamento voltado para as matérias daquela área. Visto que, elas são distintas. Desse modo, a sua rotina de estudos poderá ficar confusa.
Portanto, estabeleça sua meta na carreira que deseja e comece a analisar as matérias que ela comporta. A partir daí, faça o seu planejamento pautado nelas.
Falta de planejamento pode te reprovar em concursos públicos
Como você viu acima, o ideal é ter um planejamento e a falta dele pode acarretar na sua reprovação.
Mas não pense que efetuar um planejamento é com todas as matérias do edital no mesmo dia para serem visualizadas.
Ele é feito para que você tenha uma base do que você deve ou não estudar. Desta maneira, ao montar o planejamento específico para a sua área, será possível ajustá-lo dentro de um cronograma na sua rotina.
Ou seja, não ter um planejamento fará com que você fique perdido. Com isso, caso queira estudar apenas as matérias que você tem mais afinidade, não visualizando o edital todo.
Não cumprir o cronograma de revisão
É primordial possuir um cronograma não só de estudos, como também das atividades que você fará ao longo do seu dia para organizar os seus afazeres.
Além de fazer um planejamento, que pode ser semanal, mensal ou até mesmo anual, existe a possibilidade de cumprir o cronograma que possibilita destrinchar as matérias que você visualizará naquele dia em questão.
Através do seu cronograma de revisão, você pode ter um amplo domínio do que você deixou de visualizar. Assim como, saber o que você precisa reforçar para ter mais conhecimento.
A sua revisão pode ser realizada através de caderno com as matérias que você já visualizou, lendo e efetuando questões, por meio de simulados ou até mesmo só por questões.
Quanto mais você realiza essa parte, mas você fica doutrinado com a maneira que a banca cobra o conteúdo nas provas. Portanto, não ter ou não cumprir um cronograma de revisões pode ser um fator de reprovação.
Deixar para estudar só quando o edital sair
Isso certamente é uma atitude que pode levar à reprovação sem nem pensar duas vezes. Assim, o fato de deixar para estudar apenas com o lançamento do edital, reduz o seu tempo de estudo.
Geralmente, a concorrência em provas de concurso público é muito grande. Diversas pessoas começam a estudar antes do lançamento do certame com base em editais anteriores, o que possibilita ter uma noção do que é cobrado.
Além disso, existem cursos que proporcionam rotinas de estudo para quem deseja realizar concursos a longo prazo, porque pode colocar na frente de muitos candidatos, mas isso não é uma regra.
É claro, que existem pessoas, que já passaram estudando apenas a partir do lançamento do edital, mas infelizmente essa não é a regra e, sim, a exceção. Portanto, se você quer a sua nomeação, passando dentro do número de vagas estabelecidas, priorize o estudo prévio.
Mediante as informações ditas acima, foi possível saber quais são as 5 atitudes que podem fazer com que você reprove no concurso público dos seus sonhos. Portanto, evite cada uma delas, para conseguir o seu tão almejado cargo público.