Os super apps são uma tendência que ganhou força na China com o WeChat, o mensageiro chinês é usado por 1 bilhão de pessoas e conta com diversas funcionalidades: carteira digital, compartilhamento de conteúdo e até com um sistema similar ao Uber. Como se pode fazer quase tudo com ele, um terço do tempo dos usuários é gasto somente no WeChat. O Brasil, no entanto, não está perto disso.
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Pesquisa da Ilumeo, consultoria de inteligência focada em dados e tecnologia, que ouviu 1,3 mil brasileiros com smartphone entre julho a agosto deste ano, descobriu que 41% deles nunca ouviu falar em super apps. Até mesmo entre o público early adopter, aqueles mais abertos à inovação e tecnologia, 30% deles disseram que não conhecem o termo.
Para se ter uma ideia de como a categoria ainda é difusa na cabeça dos consumidores, quando eles são perguntados – através de pergunta aberta, sem alternativa – sobre “as marcas que vem à cabeça ao pensar em super apps”, surgiram nomes de 400 marcas de 38 categorias diferentes.
Segundo o estudo, varejistas prevalecem, mas as pessoas também lembram de bancos, streamings, buscadores, redes sociais, empresas de saúde, benefícios, viagens, mobilidade, delivery, moda, esporte, entre outros setores.
Mas por que é importante ser um super app? Os super aplicativos têm o potencial de aumentar o número de downloads, ampliar a presença da marca, coletar dados e aproximar os clientes, gerando mais relevância no mercado.
Ainda que haja esse entrave em relação ao conhecimento de Super App, vale observar que a pesquisa indicou que dentre os consumidores que sabem do que se trata, o conceito é muito bem estabelecido. A taxa de rejeição a esse tipo de app é baixa e apenas 7% declaram que não instalariam qualquer super app de forma nenhuma.
O estudo levantou quais os Super Apps mais conhecidos e mais instalados nos celulares dos consumidores: Shopee é o líder em consciência de marca. Dentre aqueles que já ouviram falar em algum super app, 91% dizem conhecer a marca. Na sequência, aparecem Uber (86%), iFood (85%) e Americanas (84%).
Segundo a adtech Digital Turbine, que atua com soluções de crescimento para os mais variados apps, a América Latina é uma região promissora para super apps e isso está ligado à alta penetração do sistema operacional Android. Regiões como Estados Unidos e Europa, que tem maior penetração do iOS, tornam mais desafiadores para o surgimento de super aplicativos.
A Digital Turbine explica melhor essa nova tendência: