As provas são inevitáveis, entretanto, não precisam ser dolorosas. Afinal, elas estarão presentes em toda a vida escolar e acadêmica. Além das que surgem no meio do processo para conquistar uma vaga no serviço público, uma posição melhor no trabalho ou oportunidade de estudo no exterior, por exemplo.
Selecionamos algumas dicas que podem ajudá-lo a passar por qualquer prova com mais preparo. Essas sugestões, a saber, também podem funcionar para você
Conheça o seu inimigo! Descubra o máximo que puder sobre a prova que irá fazer.
Se é da escola ou faculdade, faça perguntas ao professor, tentando descobrir os temas principais, se é múltipla-escolha, dissertativa, se terá redação, esse tipo de coisa. Se é de concurso ou vestibular, vale muito a pena entrar de cabeça no edital para conferir todas as diretrizes. Nesse documento costuma ter as matérias que serão cobradas, número de questões, se terá redação, duração, etc.
Além disso, buscar provas anteriores ajuda muito a lhe dar uma noção para estudar com mais precisão.
Não se sinta mal se precisar pedir ajuda na hora de estudar para provas. As pessoas com quem você pode conversar sobre questões e matérias são:
Se você estiver se sentindo muito estressado, também pode ser útil falar com alguém que confia muito, como um psicólogo, amigo ou companheiro.
Antes de começar a estudar um assunto que certamente cairá na prova, faça isso:
Reunir todo o seu material torna mais fácil encontrar o que você precisa enquanto estuda.
Familiarize-se com a estrutura e o formato da prova que irá fazer. Os lugares de onde você pode obter provas anteriores incluem os sites referentes às bancas organizadoras de concursos públicos ou então dos vestibulares.
Ao revisar, pratique responder às perguntas dentro dos limites de tempo especificados.
Em um post específico falamos mais sobre esse tipo de estudo: Concursos Públicos: A importância dos simulados nos estudos
E então, você curtiu conhecer essas dicas?
Leia também – Concursos: 3 dicas principais para começar a estudar