Concursos: 3 dicas principais para começar a estudar

O estudo para concursos não deve ser apenas semanas antes da prova. Quem já se prepara há anos para o serviço público sabe bem como a dinâmica deve ser contínua e elaborada com antecedência.

Fato é que nunca é muito cedo – ou muito tarde – para desenvolver bons hábitos de estudo. Quanto antes você entrar em uma boa rotina, mais suas chances de obter uma colocação aumentarão.

Veja algumas dicas para começar e obter o máximo do estudo

1. Escolha lugar e hora

Cada um tem sua própria ideia sobre o melhor lugar e horário para estudar. Quer seja no seu quarto à noite ou assim que acorda na mesa da cozinha, encontre um espaço de estudo e um horário regular de estudo que funcione para você e fique com ele.

  • Prepare seu espaço de estudo – Seu espaço de estudo deve ser silencioso, confortável e sem distrações. Deve fazer você se sentir feliz e inspirado. Decore-o com suas fotos ou objetos favoritos.
  • Encontre o seu melhor horário – Algumas pessoas estudam para concursos melhor de manhã. Outros funcionam melhor à noite. Decida qual é o horário mais adequado para você e planeje estudar então. Não estude muito depois da hora de dormir normal – forçar-se até tarde da noite pode deixá-lo cansado demais para estudar corretamente.

Leia também – 5 estratégias para criar o ambiente de estudo ideal

2. Estude todos os dias

Se você estudar um pouco todos os dias, estará continuamente revendo as matérias em sua mente. Isso ajuda a entender de fato e fixar os conteúdos que cairão no concurso. Também ajuda a evitar o estresse, comum aos concurseiros.

No início do processo de estudo, uma ou duas horas pode ser suficiente para ficar em dia com as disciplinas que te geram maior dificuldade. No decorrer, entretanto, você deverá aumentar a quantidade de horas gradativamente, visando cumprir o seu cronograma.

Se você acha difícil encontrar tempo para estudar, reduza algumas (mas não todas!) de suas outras atividades diárias. Priorizar o estudo pode significar gastar menos tempo conectado nas redes sociais. Ou então deixar de encontrar com amigos e até mesmo recusar convites para viajar, por exemplo.

Temos um post que fala sobre isso: Como adquirir o hábito de estudar todos os dias sem falhar

3. Planeje seu tempo

Ter alguns planos ajuda você a aproveitar ao máximo o tempo de estudo. E acredite: tempo é valioso quando se trata da preparação para concursos públicos.

  • Definir alarmes – Defina alarmes para lembrá-lo sobre seus planos de estudo. Um lembrete regular mantém você honesto e seus planos nos trilhos.
  • Use um calendário– Cole um calendário ou planejador – pode ser app – para que você possa vê-lo sempre que estiver estudando. Marque-o com datas importantes, como um dia que deve aprender uma matéria essencial, dia de uma aula online importante ou então da própria prova. Use-o para anotar seu horário de estudo regular também.
  • Faça listas de tarefas – as listas dividem as tarefas em blocos gerenciáveis. No início da semana, faça uma lista das coisas que você precisa fazer até o final da semana. Faça uma lista de tarefas no início de cada sessão de estudo também, para que você saiba o que precisa fazer com o seu tempo.
  • Estabeleça limites de tempo – Antes de iniciar sua sessão de estudo, dê uma olhada em sua lista de tarefas e reserve um tempo determinado para dedicar a cada tarefa. Se você não terminar algo no tempo definido, considere se é o melhor uso do seu tempo para continuar ou para começar a trabalhar em outra matéria.

E então, curtiu conhecer as dicas?

Não deixe de ler também – Dicas de estudo para provas dissertativas de concursos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.