As inscrições para o Concurso TST 2023 estão abertas com distribuição de vagas em todos os estados brasileiros. Além disso, ainda será feito o cadastro reserva. As 300 vagas disponibilizadas são para o cargo de Juiz do Trabalho Substituto.
Assim, esse concurso se volta para pessoas que possuem graduação de nível superior em Direito. Pode-se realizar as inscrições pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que é a banca organizadora, até o dia 15 de fevereiro. Contudo é preciso ficara tento ao horário, pois as inscrições se encerram às 16 horas.
Confira mais informações sobre o Concurso TST 2023 no artigo abaixo!
Requisitos e distribuição das vagas
O Concurso TST 2023 possui vagas com distribuição em 24 cidades brasileiras, por diversos estados. Mas sua distribuição não se dá de forma igual entre eles. Por isso, o candidato que quer verificar a existência de vagas na sua cidade ou a quantidade delas, precisa acessar o edital, que é encontrado na página oficial da FGV.
Os candidatos interessados em participar do concurso precisam, primeiramente, serem formados em Direito. Além disso, ainda é necessário possuir registro profissional ativo e ter exercido atividade jurídica por, pelo menos, três anos, após a obtenção do bacharel de Direto.
Etapas do Concurso TST 2023
O Concurso TST 2023 ocorre em cinco etapas, sendo três de caráter classificatórios e eliminatórios (primeira, segunda e quarta), uma de caráter eliminatório (terceira) e uma de caráter classificatório (quinta).
A primeira etapa é a realização da prova objetiva, cuja realização se dará em 24 cidades brasileiras, vide edital. Já a segunda etapa, que corresponde a duas provas escritas, cuja realização se dará, somente, no Distrito Federal.
A terceira etapa corresponde a inscrição definitiva no processo. Assim, o candidato aprovado nas etapas anteriores, passará por exames físico, mental e psicotécnico. A quarta etapa é a etapa da prova oral e, por fim, a quinta etapa é a avaliação de títulos.
Como fazer a inscrição:
Os interessados no Concurso TST 2023 devem realizar a pré-inscrição online, no site da FVG, como já dito. Ela estará aberta até às 16 horas do dia 15 de fevereiro de 2023, no horário de Brasília. Após esse período, haverá remoção de acesso ao link, que constará fora do ar.
Pode-se fazer a inscrição mediante o preenchimento do formulário disponível e pagando a Guia de Recolhimento da União (GRU). Há geração automática dessa guia quando o candidato envia o formulário. A GRU possui o valor de R$ 320,00 reais e o seu pagamento vai até o dia 3 de março de 2023, data que se encerrará, também, a reimpressão da guia.
Ou seja, os candidatos que perderem a guia, terão até 3 de março para conseguirem uma nova e pagá-la. Os candidatos que não realizarem o pagamento até essa data, sofrerão com a eliminação do concurso.
Além disso, é importante lembrar que o candidato é responsável pelos dados fornecidos e por verificar que a inscrição foi, de fato, efetuada. Assim, é importante que ele acompanhe, no site, que todas as etapas necessárias para a inscrição foram cumpridas e que os dados estão corretos.