Estudar português sozinho é sempre um desafio. Afinal, a Língua Portuguesa é cheia de regras que podem se tornar confusas. Ainda mais, para quem precisa fazer uma prova e garantir uma boa colocação.
Ademais, o português está presente em todos os âmbitos de nossas vidas, como na escola, o trabalho, a vida social e acadêmica. Por isso, estudar e entender essas regras é muito importante.
Sendo assim, não pode deixar de ler até o texto até o final. Ainda mais, para quem está se preparando para uma prova e precisa estudar sozinho.
Veja dicas para ajudar você a estudar sem ajuda de professores, memorizando e aprendendo todos os conteúdos.
Por que estudar português?
É certo que a Língua Portuguesa é uma das mais difíceis do mundo. Isso porque, ela é uma das que mais possuem regras. Logo, o que na hora de prestar um concurso, por exemplo, pode acabar confundindo os candidatos.
Na hora de conversar e falar com os amigos, não parece tão difícil entender e se fazer entender. Uma vez que os adaptamos muito bem à linguagem informal. Contudo, é na hora da escrita que as dúvidas e questionamentos aparecem.
Muitas vezes, a forma como se escreve é a principal causadora de dúvidas. Tendo em vista que, muitas palavras têm exatamente o mesmo significado, todavia, são escritas e usadas de forma diferente.
Por isso, é muito importante estudar e compreender o idioma, para então conseguir um bom desempenho em provas e concursos.
Dicas para estudar português sozinho
Memorizar o conteúdo de português, especialmente por conta própria, isto é, sem a ajuda de professores pode ser uma tarefa difícil.
A parte teórica, por exemplo, pode ser muito monótona. Portanto, o que acaba, por muitas vezes, tirar a concentração e o entusiasmo do estudante.
Estando sozinho, apesar de parecer ser mais simples manter o foco, pode ser um grande desafio para quem precisa aprender a matéria e tem pouco tempo para entender os conteúdos.
Contudo, com algumas dicas é possível estudar, aprender e ainda sentir prazer no processo, sem estresse e sem se sobrecarregar.
Por isso, veja nossas 3 dicas a seguir. Desse modo, para começar sua preparação para uma prova de português.
1. Divida a matéria em tópicos
Dividir o conteúdo por tópicos é uma das melhores formas de estudar português sozinho. Ainda mais, quando o conteúdo é extenso, por exemplo. Sendo assim, esse método pode ser muito útil para não te confundir.
Assim, você estuda de forma lógica e organizada e divida seu conteúdo em alguns temas, como, por exemplo:
- Fonologia, estrutura e forma de palavras;
- Ortografia;
- Classes gramaticais;
- Verbos;
- Concordância, entre outros.
Assim, seu cérebro pode focar em um tópico de cada vez. Consequentemente, o que contribui para um aprendizado mais tranquilo e garante uma melhor memorização de conteúdo.
2. Faça mapas mentais para estudar português sozinho
Para aqueles que compreendem melhor os conteúdos com o auxílio dos recursos visuais, os mapas mentais podem ser grandes aliados.
Desse modo, é uma boa estratégia formar mapas em sua mente com as principais palavras e informações a respeito de cada tema e assunto é uma boa pedida para você, que está estudando sozinho.
Nesse sentido, você pode montar mapas baseados nos assuntos de maior relevância. Assim, escolha formas para representar cada um deles.
Além disso, você pode criar conexão entre cada um destes conteúdos. Em seguida, faça com que se relacionem entre si, facilitando a memorização do conteúdo como um todo.
Acrescentar formas geométricas, cores e até objetos que você gosta também podem te ajudar a se lembrar melhor na hora das provas.
3. Veja vídeo sobre conteúdos que você ainda não domina
Já sabemos como a parte teoria da Língua Portuguesa pode se tornar maçante e cansativa, não é mesmo? Por isso, diversificar seus meios de estudos pode ser uma ótima opção.
Com os vídeos, você pode visualizar o conteúdo de uma forma mais ágil e dinâmica. Assim, tornando o processo menos monótono e te ajudando na memorização.
Na internet, em plataformas como o YouTube, é possível encontrar quase qualquer tipo de conteúdo. Por isso, encontrar vídeo aulas e mini cursos de português não é tão difícil.
Outro ponto positivo desse tipo de aprendizado, é que você pode pausar, voltar e revisar tudo, se assim desejar. Sendo assim, esse tipo de disponibilidade é muito útil. Especialmente se tratando de assuntos que você ainda não é dominante.
Com essas 3 dicas para estudar português sozinho, seu tempo de estudos ficará mais divertido e você poderá aprender de forma mais rápida e eficiente.