Economia

3 Dicas de Ouro Para Sua Poupança e Plano de Finanças

Confira 3 dicas importantes para que você possa organizar suas finanças pessoais e direcionar seus objetivos em longo prazo.

Mudanças na sua rotina otimizam seus fluxos financeiros e direcionam a poupança

Algumas mudanças simples podem ser feitas na rotina de uma pessoa que deseja mudar seus hábitos financeiros. Por isso, confira as nossas dicas para que você possa direcionar seu fluxo financeiro pessoal e viabilizar uma poupança para alcançar seus objetivos em longo prazo.

Faça trocas inteligentes – #1

Pequenas trocas podem fazer bastante diferença nas suas finanças pessoais, por mais insignificantes que possam parecer. Por isso, verifique em sua rotina o que pode ser trocado sem alterar o resultado.

Por exemplo, você pode procurar um cartão de crédito sem anuidade e em caso de aprovação, cancelar o seu cartão tarifado. Além disso, você pode usar a mesma lógica para fazer uma troca entre contas correntes.

Já que as fintechs oferecem contas digitais e cartão de crédito sem anuidade, ambos totalmente isentos de tarifas. 

Além disso, você pode verificar a possibilidade de trocar a TV a cabo por um streaming, por exemplo. Já que possui um preço mais baixo. Dentre outras trocas que podem ser feitas sem alterar os resultados na sua rotina. Porém, uma troca que gera uma redução de custo, ainda que seja uma diferença  pequena em um primeiro momento.

Planejamento financeiro e viabilização da poupança – #2

Ao fazer as trocas que sugerimos você já vai eliminar pequenos gastos que fazem muita diferença nas suas finanças. Por isso, é importante que você faça um planejamento financeiro para que você possa entender o quanto você realmente deve e o quanto você realmente gasta.

Dessa forma, poderá alinhar esses valores com a sua renda. Muitas pessoas possuem uma renda instável, principalmente as pessoas que trabalham em casa, por exemplo, e ganham conforme a demanda.  

Inclusive, esse é o caso de muitos entrantes no empreendedorismo. Por isso, às vezes, pode ser difícil que você tenha uma média inicial. Todavia, você pode realizar um planejamento para que tenha um valor de base para que você possa tomar esse valor como ponto de partida.

Assim sendo, anote as entradas e saídas fazendo um fluxo de caixa pessoal. Dessa forma, poderá ter uma noção real da sua situação financeira atual e otimizar seu fluxo financeiro.

A poupança e a reserva de emergência – #3

Realizar uma poupança para viabilizar uma reserva de emergência é um dos primeiros passos para quem deseja melhorar seus hábitos financeiros.

Por isso, sugerimos que você direcione um valor para a poupança em caráter de reserva de emergência todos os meses, ainda que esse valor seja irrisório. Pois, o mais importante neste momento é que você crie o hábito de guardar dinheiro para que, com o passar do tempo, você possa guardar um valor maior e direcionada assertivamente o seu planejamento financeiro pessoal.