O Vestibular da Fuvest, organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular, é um dos mais disputados de todo o país. O processo seletivo permite o ingresso dos participantes aprovados à USP, Universidade de São Paulo.
As provas da segunda fase da Fuvest serão aplicadas no mês de dezembro e os candidatos que irão participar das provas devem ficar atentos.
Todos os estudantes deverão escrever uma redação na segunda fase. Se você quer conseguir um desempenho no Vestibular da Fuvest, é fundamental que você conheça as principais informações sobre o funcionamento da prova de redação, um dos elementos mais importantes de todo o Vestibular.
Assim, para te ajudar a turbinar o seu desempenho, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com sobre a redação do Vestibular Fuvest 2024. Confira!
Como nas últimas edições do processo seletivo, o Vestibular da Fuvest 2024 será realizado em duas etapas: a primeira e a segunda fase. Mas, somente os candidatos aprovados na primeira fase serão convocados para a segunda etapa do Vestibular.
O resultado da primeira fase já foi divulgado pela Fuvest e pode ser acessado por todos os candidatos diretamente no site da fundação.
As provas da segunda fase, por sua vez, irão acontecer nos dias 17 e 18 de dezembro. Nessa etapa do processo seletivo, os participantes deverão responder questões dissertativas e escrever uma redação a partir do tema proposto pela banca examinadora. O candidato pode receber uma nota de 0 a 50 pontos na redação.
Os estudantes devem ter em mente que a redação da Fuvest é muito importante, uma vez que ela é responsável por 12,5% da pontuação total no exame, uma porcentagem considerável.
Assim, podemos dizer que a sua nota na redação poderá influenciar de forma decisiva a sua aprovação ou não no vestibular da Fuvest.
Na prova da Fuvest, os estudantes devem produzir um texto dissertativo-argumentativo. É recomendado que o seu texto seja dividido em três partes: introdução (1 parágrafo), desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 parágrafo).
Porém, não é necessário que você apresente uma proposta de intervenção na sua conclusão, como acontece na prova de redação do ENEM, por exemplo. Na redação da Fuvest, você pode concluir o seu texto somente com um breve parágrafo resumindo os seus argumentos principais.
Além disso, não se esqueça de inserir repertórios pertinentes para sustentar os seus argumentos e agregar mais valor ao seu texto. Lembre-se também que a redação do vestibular da Fuvest deve possuir no mínimo 20 linhas e é proibido fugir do tema que foi proposto pela prova.
Por fim, preste atenção: a redação da Fuvest deve ter um título.
Uma das melhores maneiras de praticar a redação da Fuvest é escrevendo textos de acordo com os moldes do Vestibular. Para isso, você pode usar os temas das edições passadas do exame, uma vez que essa estratégia irá permitir a simulação do contexto do processo seletivo.
Veja quais foram os temas da redação da Fuvest nas últimas edições do processo seletivo:
Nesta edição do processo seletivo, a Fuvest está oferecendo 8.147 vagas para diversos cursos de graduação ministrados pela USP.
Do total de vagas oferecidas, 4.888 vagas estão sendo destinadas para candidatos que optarem pela modalidade “ampla concorrência”. Além disso, 2.053 vagas foram direcionadas aos candidatos de escola pública (EP) e as 1.206 vagas restantes, por sua vez, foram direcionadas aos participantes EP/PPI.
Segundo as informações divulgadas pela Fuvest, 114.432 estudantes estão inscritos no processo seletivo e irão disputar as vagas oferecidas pela USP. Nesta edição do Vestibular, o curso mais é Medicina na cidade de São Paulo/SP.