Você já recebeu ou já mandou um bilhete? Confira aqui como é fácil essa forma de comunicação! Os bilhetes são mensagens simples, escritas de forma clara e rápida, em um pequeno papel. Eles são usados como meio de comunicação entre as pessoas, como se fosse um pequeno aviso ou lembrete. Por serem simples e breves, os bilhetes não têm regras para serem escritos, cada pessoa escreve de acordo com sua ideia.
O bilhete é bastante utilizado como meio informativo, principalmente quando relacionado a pessoas próximas, com certo grau de intimidade. Algumas características são fundamentais para identificar esse gênero textual, como:
O bilhete possui é um gênero textual simples e pode ser usado para diversas funcionalidades:
Mesmo sendo parecidos, há algumas características que diferenciam o bilhete da carta. Uma delas é que a carta normalmente é selada e enviada pelos correios, já o bilhete normalmente é entregue em mãos ou deixado em locais que os destinatários conhecem.
Exemplo 1
Filho, boa noite!
Deixei a conta para você pagar, dentro do seu caderno. Não esqueça de passar na casa lotérica quando sair do colégio.
Bjs! Até mais tarde!
Mamãe – 19/03/016
Exemplo 2
Carol,
Preciso te contar um segredo, mas só quando minha mãe não estiver em casa. Mais tarde passe lá para conversarmos. É muita coisa…
Bjs,
Carlinha – 26/05/2012
Declaração
A declaração é utilizada como forma de esclarecimento sobre algo, servindo de documento comprobatório, além de poder expressar um ponto de vista. Ela também pode servir como demonstração de sentimentos.
Relato
O relato é uma modalidade textual que apresenta uma narração sobre um fato ou acontecimento marcante da vida de uma pessoa. Nesse tipo de texto, podemos sentir as emoções e sentimentos expressos pelo narrador.
Existe algum motivo especial para enviar ou deixar um bilhete? Em seguida faça uma apresentação rápida sobre o assunto que você vai comunicar. Se for escrever para algum colega de trabalho ou professor da escola é ideal usar uma linguagem mais formal.
Para escrever uma mensagem séria e profissional, busque os dados relevantes e inclua-os no corpo da mensagem. Isso pode dinamizar a comunicação, evitando que ela se torne longa demais, além de mostrar que você respeita e leva o assunto em questão a sério.
Com as informações em mãos, escreva um esboço da carta. Você terá tempo para falar sobre o assunto sem deixar nada de lado, reler a mensagem e editá-la.
Escreva com um tom proativo e receptivo, assim o diálogo fluirá com mais facilidade e será mais produtivo.