Dicas - Concursos Públicos

2 erros polêmicos cometidos por estudantes

Estudantes dedicados aos seus objetivos conquistam resultados impressionantes, afinal, o foco empregado pode ser determinante para passar em provas, conquistar bolsas de estudo, premiações, aprovações tão sonhadas.

Estudar, no mínimo, preenche a vida de conhecimentos. Então é sempre algo benéfico!

Quais são as suas metas sendo um estudante? Quer ser aprovado em concurso? No vestibular? Tirar uma boa nota no Enem?

Qualquer que seja, é sempre bom descobrir possíveis erros que podem impedir você de alcançá-las.

1 – Ser aluno somente e não estudante

Uma linha tênue separa um estudante de um aluno. O fato de você ser um aluno não te torna um estudante, sabia?

Alunos podem assistir a aulas, entregar trabalhos pedidos e estudar para provas. Afinal, tudo isso está no script de qualquer escola ou faculdade. Mas isso não os faz estudantes realmente, no sentido puro da palavra.

Segundo especialistas e pensadores, estudar demanda esforço concreto e deve ser empregado em um ato contínuo.

Além de ouvir o que o professor fala, é preciso absorver e entender, desenvolver pensamento acerca do conteúdo. Além de ler o que está nos livros, deve-se conseguir assimilar e explicar com suas próprias palavras. Ou seja, aprender.

2 – Estudar coletivamente

Aulas em grupo estão na moda. São muitas as atividades propostas com três, quatro, cinco alunos, visando a interação entre eles e o estudo de determinadas disciplinas.

Por um lado, esse tipo de ação pedagógica pode, sim, incentivar a sociabilização e troca de ideias. Por outro, pode afastar o entendimento e a absorção intrínseca que o estudante precisa para alcançar uma meta em questão.

No caso do estudo para concursos, por exemplo, não há forma melhor de se preparar do que estando sozinho: você e seus materiais. É uma dica de diversos especialistas no tema, que mostram o quão importante é desenvolver suas próprias percepções durante a jornada até o dia da prova.

E então, você comete algum desses dois erros? Conte para a gente e compartilhe com quem precisa saber disso!

Não deixe de ler também – Enem e vestibulares: Como usar as redes sociais para estudar