O pagamento da primeira parcela do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a partir do dia 25 de abril. Cerca de 32 milhões de aposentados e pensionistas serão contemplados com o benefício extra.
O 13º salário será repassado aos beneficiários que recebem aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, pensão por morte e outros auxílios pagos pelo instituto, com exceção de quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Datas de pagamento para quem recebe um salário mínimo (R$ 1.212):
Datas de pagamento para quem ganha mais que um salário mínimo:
Datas de pagamento para quem recebe um salário mínimo (R$ 1.212):
Datas de pagamento para quem ganha mais que um salário mínimo:
O segurado pode consultar os valores e as datas pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou pelo telefone 135, disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Nem todos os beneficiários da autarquia recebem o 13º salário. O benefício só é repassado aos cidadãos que ganham os seguintes abonos:
Sendo assim, ficam de fora dos pagamentos as pessoas que recebem benefícios de assistência social, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Contudo, aqueles que recebem auxílios temporários, como o acidente ou doença, podem ser contemplados conforme o tempo em que é atendido pela autarquia.
Como de costume, o 13º salário será repassado em suas parcelas, ambas com valores equivalentes a 50% do benefício mensal. No entanto, é possível haver descontos do Imposto de Renda caso o segurado seja declarante.