13º Salário

13º do INSS: dois grupos de beneficiários ficarão sem receber o pagamento em 2026

Saiba quais benefícios não garantem o abono anual.

Publicado por
Ana Julia Nery

Em meio às expectativas de milhões de brasileiros que contam com o valor extra para equilibrar as contas, uma notícia importante chama a atenção: o 13º salário do INSS em 2026 não será pago para todos os beneficiários. Embora o abono anual continue sendo um direito garantido para grande parte dos segurados, dois grupos específicos ficarão de fora do pagamento neste ano.

Diante desse cenário, a informação pode ser a principal aliada do cidadão. Saber se você está entre os que recebem ou entre os que não terão acesso ao valor em 2026 pode ser importante para evitar surpresas e se organizar com antecedência. Fique atento às regras e confira se o seu benefício está incluído.

O que é o 13º salário do INSS?

O 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um pagamento extra garantido anualmente para diversos beneficiários da Previdência Social. O abono consiste em uma remuneração adicional que pode equivaler ao valor total do benefício previdenciário mensal ou ser proporcional ao tempo de recebimento durante o ano corrente.

O objetivo do pagamento é oferecer suporte financeiro a quem depende da aposentadoria, pensão ou assistência temporária.

Reajuste dos valores em 2026

Os valores do 13º salário do INSS acompanham o reajuste anual dos benefícios. Com base nos índices publicados oficialmente em 2026:

  • Para quem recebe o piso previdenciário: reajuste de 6,79%, fixando o benefício em R$ 1.621, alinhado ao novo salário mínimo nacional.
  • Para quem recebe acima do salário mínimo: reajuste de 3,90%, elevando o teto do INSS para R$ 8.475,55.

Os reajustes exatos nos valores variam conforme o tipo de benefício e tempo de recebimento durante o ano.

Como é feito o cálculo do 13º salário do INSS?

O cálculo considera apenas o período em que o benefício ficou ativo no ano:

  • Recebeu o benefício durante os 12 meses? Tem direito ao valor integral (um benefício mensal completo).
  • Começou a receber em algum mês do ano? O abono será proporcional aos meses pagos até dezembro. Cada mês equivale a 1/12 do valor total.

Exemplo: quem começou a receber em maio, contará com 8/12 do valor, considerando pagamentos de maio a dezembro.

Quem não receberá o 13º salário do INSS em 2026?

Beneficiários do BPC não terão direito ao 13º salário do INSS em 2026./ Imagem: Notícias Concursos

Muitos segurados aguardam pelo recebimento do 13º salário do INSS, mas poucos imaginam que há dois grupos que não terão direito à gratificação em 2026. Será que você está em algum deles?

Segundo as regras vigentes, ficam de fora deste pagamento:

  • Beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada): auxílio assistencial previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) direcionado a idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade.
  • Quem recebe Renda Mensal Vitalícia: benefício antigo para pessoas com deficiência ou idosos sem renda, extinto atualmente, sendo pago somente a quem recebia até dezembro de 2025.

Quem está inserido nesses grupos segue sem direito ao abono anual, pois esses benefícios seguem critérios diferentes dos previdenciários tradicionais.

Quem tem direito ao 13º salário do INSS?

O abono anual é garantido aos segurados que recebem:

  • Aposentadoria (todo tipo: idade, tempo de contribuição, invalidez, entre outras);
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença (atual Auxílio por Incapacidade Temporária);
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão.

Cada categoria segue critérios próprios quanto aos meses de cálculo e proporcionalidade do benefício.

Parcelas do 13º salário

O INSS realiza o pagamento do 13º salário tradicionalmente em duas etapas:

  • Primeira parcela: 50% do valor do benefício, pago de forma integral, sem descontos de tributos.
  • Segunda parcela: corresponde aos outros 50%, podendo ter desconto de Imposto de Renda para quem é tributado.

Normalmente, a segunda parcela tem valor ligeiramente menor devido às deduções.

Datas de pagamento do 13º salário do INSS em 2026

Até o momento, o calendário oficial de 2026 não foi divulgado pelo Governo Federal. Pelo padrão estabelecido no Decreto nº 10.410/2020, a liberação ocorre no segundo semestre. Veja como:

  • 1ª parcela: entre agosto e setembro
  • 2ª parcela: entre novembro e dezembro

Há possibilidade de antecipação do 13º salário do INSS?

Desde 2020, políticas de antecipação do abono vêm sendo aplicadas em caráter excepcional, geralmente para movimentar a economia e oferecer respiro ao orçamento das famílias. Em 2025, por exemplo, o pagamento ocorreu nos meses de abril e maio.

Em 2026, caso os órgãos responsáveis repitam a estratégia, as parcelas podem ser adiantadas para o primeiro semestre, com eventual calendário especial. Fique atento aos comunicados oficiais para possíveis novidades.

Alerta: boatos sobre o “14º salário” do INSS

Circularam nas redes sociais informações sobre pagamento de um suposto “14º salário do INSS”. Segundo o INSS e órgãos oficiais, esse pagamento não existe. Novidades ou projetos de lei sobre abonos adicionais devem ser acompanhados apenas pelos canais institucionais.

Como consultar extratos e mais informações sobre o 13º do INSS?

Para visualizar valores, parcelas e histórico de pagamentos, acesse o site ou aplicativo Meu INSS usando CPF e senha. Também é possível obter orientações pelo telefone 135 e presencialmente nas agências do INSS, com atendimento agendado.

Para mais notícias, novidades e atualizações sobre benefícios sociais e previdenciários, acesse o Notícias Concursos e fique sempre bem informado!

Aproveite e assista ao vídeo abaixo para conferir mais informações sobre o 13° do INSS neste ano: