Para construir um relacionamento saudável com seus clientes, seja presencialmente ou remotamente, é necessário saber ouvir, analisar e prestar atenção.
Muitos fatores são importantes ao se falar de atendimento ao clientes, vamos citar alguns que fazem a diferença no dia a dia.
CRM é um sistema de Gestão de Relacionamento com o cliente, com ele é possível armazenar todos os dados dos clientes, como: nome, telefone, endereço, e-mail, enfim todos os dados pessoais.
Mas como ele pode ajudar a sua empresa?
Ele será a base de suas negociações, por meio dele a empresa poderá registrar todos os passos do cliente, desde o primeiro atendimento até a venda do produto ou serviço.
E o mais legal é que as informações ficam em um banco de dados em que todos têm acesso, caso seja necessário.
Com a ajuda do CRM será possível criar o histórico do cliente. A partir dele o vendedor terá informações importantes para realizar um atendimento ainda mais completo.
Possuir os dados certos na hora da venda é essencial para não perder tempo oferecendo algo que não seja de utilidade do cliente.
Acredite, o cliente se sente importante quando alguém oferece algum produto que vai ajudar a melhorar a produtividade dele.
Esse é um fator essencial ao receber uma ligação do seu cliente, por exemplo, que já está nervoso por algo que não deu certo na compra ou com o produto.
O atendente precisa ter calma e tranquilidade para receber essa reclamação, ouvir, e somente depois oferecer formas de solucionar o problema.
É necessário antes, acalmar o cliente, para depois tentar um diálogo.
Esse é um ponto muito delicado na relação empresa e cliente.
Um cliente quando está com um problema, não quer esperar dias para obter uma resposta sobre o ocorrido. Porém, isso acontece e muito.
Quem nunca abriu uma reclamação e veio a mensagem, prazo de 10 dias para resposta?
Esperar 10 dias para receber um retorno dependendo da situação é uma eternidade. É necessário que seja feita uma ligação, um retorno mais imediato, para entender a real situação do cliente, e ele saber que não está desamparado.
A partir dai sim, estipular um prazo para solução do problema, e não para o retorno do contato.
O investimento na capacitação e desenvolvimento dos seus funcionários é de extrema importância para qualquer organização. Podendo ser realizado através de cursos, palestras e treinamentos.
Com um colaborador disposto, engajado e disposto, o atendimento será muito melhor, mais leve e dinâmico.
E por fim, lembre-se sempre o atendimento da sua empresa, é seu cartão de visita, o diálogo e a boa educação devem ser prezados sempre.
E você tem investido no bom atendimento da sua empresa?