As diferenças entre as ideologias dos grupos xiitas e sunitas aparecem com uma grande frequência nas questões de atualidades de diversas provas nacionais, principalmente naquelas dos vestibulares e do ENEM.
Dessa maneira, é fundamental que você compreenda quais são as principais ideologias de cada um desses dois grupos e o que os difere.
E é justamente por isso que o artigo de hoje trouxe um artigo com tudo o que você precisa saber para responder questões sobre os xiitas e os sunitas.
Os sunitas e os xiitas são dois grupos muçulmanos. Porém, eles possuem divergências políticas muito importantes que são, inclusive, causadoras de conflitos.
Os dois grupos estão localizados majoritariamente em dois países: no Irã e na Arábia Saudita.
Porém, no primeiro deles as ideologias xiitas predominam e no segundo, as ideologias sunitas.
Igualmente, é importante destacar também que os dois grupos podem ser encontrados em demais países. Alguns exemplos são: Iraque, Barein, Azerbaidjão, Iêmen, Índia, Kuwait, Líbano, Paquistão, Catar, Síria, Turquia, e Emirados Árabes Unidos.
Os dois grupos compartilham dos mesmos dogmas da sua fé (a fé islâmica).
Porém, uma questão fundamental os divide: quem seria o verdadeiro profeta após a morte Maomé, o fundador do islamismo
Os sunitas compõem a maioria dos indivíduos que são adeptos do islamismo. Esse grupo acredita que o califa (chefe de Estado) é o sucessor de Maomé e deve ser eleito pelos próprios muçulmanos.
Os xiitas, pelo contrário, acreditam que o sucessor de Maomé deveria ser Ali (601-661), seu genro, que havia sido assassinado.
Dessa forma, no lugar de Ali havia sido eleito o califa Muhawya, que deveria, então, ser o responsável pelo poder da Síria.
Além disso, foi ele também que transferiu a capital do Califado de Medina (Arábia Saudita) para Damasco (capital da Síria).
Por fim, os xiitas são aqueles considerados como mais conservadores e tradicionalistas.
Eles conservam mais as tradições de seu livro sagrado, Al Corão, e seguem mais à risca as interpretações da Sharia (a Lei Islâmica).
Os sunitas, por outro lado, são considerados mais ortodoxos, pois, além de seguirem os preceitos da religião islâmica contidos no Al Corão e na Sharia, baseiam suas crenças também em outro livro: a Suna, que relata os feitos de Maomé.
Os sunitas, ainda, acreditam que religião e Estado devem ser uma única coisa.
Desde o ano da morte de Maomé, 632 d.C, os xiitas e sunitas têm conflitado entre si.
Muitos países do Oriente são palco dos conflitos entre os dois grupos até os dias de hoje. Principalmente, a violência e as guerras ocorrem no Líbano, na Síria, no Iraque e no Paquistão.
A Guerra Civil no Líbano e a Revolução Iraniana são dois exemplos de conflitos causados pelas diferenças entre os dois grupos.