De acordo com o site WABetaInfo, site que acompanha as atualizações do programa de testes do WhatsApp, o aplicativo está testando novas funções de edição de imagens para a versão do site e desktop. Na versão 2.2130.7 do WhatsApp Web, lançada no último dia 09, é possível inserir emojis, figurinhas, texto e desenhar antes de enviar uma imagem.
Apesar da inserção de emojis, texto e desenho nas fotos ser uma função antiga para quem usa a versão mobile do WhatsApp, não era possível fazer o mesmo no website. Além disso, o WhatsApp Web larga na frente ao permitir que figurinhas sejam usadas nas imagens.
De acordo com o site WABetaInfo, as novidades também estarão disponíveis para quem utiliza o aplicativo do WhatsApp para computadores. A atualização é a mais recente da versão Web, que já conta com fotos com visualização única, disponibilizada nos últimos dias.
Como a função foi lançada no último dia 9, os usuários receberão a atualização gradualmente. Por esse motivo, se ainda não atualizou para você, é apenas uma questão de tempo.
Para quem participa do programa de testes e utiliza a versão beta do WhatsApp, já foi liberado um pacote de novos emojis. Tratam-se de emojis parecidos com os liberados pela Apple em abril deste ano, quando a empresa lançou a atualização 14.5 do iOS. Veja abaixo os emojis do iPhone:
Na semana passada, foi a vez do WhatsApp liberar emojis parecidos com a atualização da versão beta do app, usando seu próprio design. A atualização 2.21.16.10 traz os seguintes emojis:
No final de julho, o WhatsApp também liberou uma atualização para os usuários beta de iOS. Na versão 2.21.150.11, foi lançada a opção de envio de fotos em maior qualidade. A opção, que já vinha sendo testada por usuários do Android, permite que o usuário escolha entre três opções para enviar fotos:
No entanto, mesmo se o usuário escolher pela “Melhor Qualidade”, não significa que a foto será enviada na qualidade original. O algoritmo do WhatsApp vai comprimir a foto menos do que o normal. Segundo o site WABetaInfo, a qualidade vai ficar em torno de 80% do original.
Além disso, se a resolução da foto for maior que 2048×2048, ela será redimensionada, o que vai mexer com a qualidade da imagem.
Já a opção economia de dados vai comprimir as imagens ainda mais. A alternativa é interessante se a qualidade da internet ou mesmo a franquia de dados for baixa, já que reduz o consumo. Mas a opção não é recomendada para quem quer compartilhar boas fotos por WhatsApp.
Também é importante destacar que essas opções de qualidade não são válidas para as fotos publicadas nos “Status”, já que usam métodos diferentes de compressão.
Anunciada recentemente, mas ainda não implementada, a intenção é fazer com que o WhatsApp Web seja independente do smartphone. No primeiro acesso, porém, será necessário a leitura do QR Code e reconhecimento biométrico pelo celular. A mudança promete trazer mais praticidade no dia a dia para os usuários.
Com a mudança, será possível utilizar a mesma conta do WhatsApp em quatro computadores simultaneamente, o que hoje não é possível. Já no celular o limite de contas permanecerá sendo um por cada aparelho.
De acordo com o WhatsApp, a alteração está sendo testada desde julho com os novos usuários, mas ainda não há data de liberação para todos.