O WhatsApp continua testando novos recursos a fim de promover mais privacidade aos seus usuários. De acordo com o site especializado WABetaInfo, estão sendo testadas as ferramentas de ocultar o “visto por último” e o status “online” para contatos específicos do aplicativo.
Além dessas funcionalidades, o mensageiro pretende realizar algumas mudanças nas configurações de privacidade da biografia dos usuários, onde está o nome, legenda e foto do perfil. Os testes estão sendo realizados na versão beta 22.9.0.70 do mensageiro para Android e iOS.
O “Visto Por Último” mostra o horário do último acesso do usuário no aplicativo. No entanto, em alguns casos, por questões de segurança e privacidade, os usuários preferem ocultar essas informações de todos os seus contatos.
Todavia, a nova ferramenta traz a opção de ocultar está informação para pessoas específicas. Assim, não é necessário impedir a visualização do recurso para todos os contatos no aplicativo.
É importante ressaltar que o “Visto por Último” é diferente do status “Online”. No entanto, ambos estão sendo testados para permitir que o usuário ajuste o compartilhamento em três camadas: “Todos os Meus Contatos”, “Meus contatos, exceto” e “Compartilhar somente com”.
O mensageiro também pretende trazer opções de privacidade para a biografia dos usuários. Atualmente, as informações pessoais como o nome, legenda e foto de perfil por padrão ficam disponíveis para “Todos”, “Meus Contatos” ou “Ninguém (oculto)”.
Porém, segundo o WABetaInfo, a opção “Meus contatos, exceto” também deve chegar na aba da biografia dos usuários, permitindo, além do “Visto por último”, ocultar as informações do perfil para determinados contatos.
Contudo, é importante frisar que as novas ferramentas ainda estão sendo testadas. Caso queira utilizá-las com antecedência, basta baixar a versão beta do WhatsApp.
Alguns celulares estão com os dias contados para deixar de operar o WhatsApp. Milhões de pessoas ficarão sem acesso ao aplicativo definitivamente se não trocarem de aparelho. Acontece que esses celulares ficarão com os sistemas operacionais (Android e iOS) incompatíveis com o mensageiro.
“Assim como outras empresas de tecnologia, todos os anos, analisamos quais são os aparelhos e softwares mais antigos e com o menor número de usuários para definir aqueles que deixarão de ser compatíveis com o WhatsApp. É possível que esses aparelhos não abranjam as atualizações de segurança mais recentes ou não incluam funcionalidades necessárias para operar o WhatsApp” disse a empresa.
O WhatsApp deixará de funcionar nos aparelhos a partir do dia 30 de abril. No geral, usuários de dispositivos com Donut 1.6, Eclair 2.0, Froyo 2.2, Android Apple Pie, Gingerbread 2.3, Honeycomb 3.0, Ice Cream Sandwich 4.0, Banana Bread, Cupcake 1.5 ou Donut 1.6 ficarão sem acesso ao mensageiro.
Confira a seguir a lista com os modelos de celulares em que o mensageiro ficará inoperante: