O WhatsApp está testando uma nova forma de fazer backup de conversas no Android. Ao invés de transferir todo o histórico de conversas pelo Google Drive, a intenção é permitir que isso ocorra via o escaneamento de um QR Code. A novidade foi descoberta pelo site especializado WABetaInfo, que analisou a atualização 2.23.9.19 do WhatsApp beta para Android.
LEIA MAIS: Whatsapp vai parar de funcionar para ESTAS pessoas; Veja quais!
Como você pode ver nesta captura de tela, a opção de transferência de bate-papo está disponível em Configurações do WhatsApp > Conversas e permite que os usuários migrem seu histórico de bate-papo para um novo dispositivo Android. Depois de selecionar esta opção, é preciso digitalizar o código QR fornecido para iniciar o processo de migração do histórico da conversa para o novo dispositivo Android.
O recurso parece oferecer aos usuários uma experiência de migração eficiente e conveniente. Ele elimina a necessidade de fazer um backup manual do histórico de bate-papo no Google Drive, o que pode ser um processo demorado, especialmente se o histórico de bate-papo for grande.
Ao digitalizar o código QR, os usuários podem facilmente transferir seu histórico de bate-papo de seu antigo dispositivo Android para um novo dispositivo Android, sem ter que passar pelo processo todo de backup e restauração, pois a migração é automática.
Outro recurso já em testes, disponibilizado na atualização 2.23.9.16 do WhatsApp beta para Android, é um novo botão de resposta nas notificações de chamadas. Esse recurso permite que os usuários recusem facilmente uma chamada recebida e enviem uma mensagem a quem ligou ao mesmo tempo.
O botão de resposta aparece quando o usuário recebe uma chamada, caso o recurso esteja ativado em sua conta. Quando um usuário recebe uma notificação de chamada no WhatsApp, ele verá um botão “responder” ao lado dos botões “recusar” e “atender”. Se o usuário escolher tocar no botão “responder”, a chamada recebida será rejeitada e uma caixa de mensagem será aberta automaticamente, permitindo que o usuário envie uma mensagem rápida ao chamador. O usuário pode então explicar o motivo de não poder atender a chamada ou combinar um melhor horário para conversar.
O recurso é interessante porque permite que os usuários se comuniquem com quem faz uma ligação de maneira rápida e fácil, sem precisar atender a chamada. Isso é especialmente útil para situações em que o usuário pode não conseguir atender a chamada por estar em uma reunião, mas ainda deseja confirmar a chamada e informar a quem liga que responderá o mais rápido possível.
O WhatsApp está introduzindo um sistema de organização aprimorado para Comunidades. Com esta atualização, os usuários podem expandir a célula da comunidade para ver todos os seus subgrupos na lista de bate-papo. O novo recurso permite que os usuários tenham uma navegação mais fácil e uma experiência aprimorada na guia de conversas, estando disponível para alguns beta testers que tiveram acesso à atualização 2.23.9.17 do WhatsApp beta for Android.
Como as comunidades podem ser listadas de maneiras diferentes na lista de bate-papo para alguns usuários, o novo sistema de organização é uma adição essencial às Comunidades, pois oferece aos usuários uma maneira melhor de navegar em seus grupos. Graças a esta atualização, os subgrupos de uma comunidade agora estão agrupados em um só lugar na lista de bate-papo, facilitando a localização do grupo específico que estão procurando.
A atualização foi necessária porque pode haver vários grupos com o mesmo nome, mas eles podem pertencer a comunidades diferentes. Antes da atualização, o site WABetaInfo recebeu reclamações de que era difícil para os usuários distinguir entre esses grupos, pois eles não eram agrupados na mesma comunidade na lista de bate-papo, principalmente quando não tinham um ícone de grupo.
Isso pode causar confusão e dificultar que os usuários encontrem e acessem o grupo que estão procurando. Com a nova atualização, todos os subgrupos agora estão listados em suas respectivas comunidades, mesmo dentro da lista de bate-papo, o que torna mais fácil para os usuários identificar e acessar o grupo certo.