Você usa o WhatsApp, não usa? Ainda que seja pouco, certamente ele está presente no seu dia a dia. Em contrapartida, para outras pessoas, a ferramenta é indispensável.
Entretanto, seja qual for o seu perfil, essa notícia sobre o aplicativo é bem interessante!
Vamos conferir?
Veja só! Em breve, o WhatsApp Web pode ganhar um campo nos contatos para adicionar informações relacionadas aos mesmos.
Vale destacar que o recurso está em desenvolvimento na mais recente versão beta do cliente web, e já foi visto também no código do aplicativo beta para Android.
A saber, a descoberta foi feita pelo site WABetaInfo, especializado em notícias sobre o mensageiro.
Na prática, o código do WhatsApp Web tem um campo que, futuramente, poderá ser usado para anotações sobre contatos.
Ele aparece na página de informações de contato, com a mensagem “Adicione notas sobre seu cliente. Só você pode ver estas informações”.
Aliás, algumas semanas atrás, o mesmo site descobriu uma ferramenta parecida na versão 2.24.9.12 do aplicativo para Android, ainda em fase beta.
O funcionamento é quase o mesmo. Na versão 2.24.9.17, apareceu a opção para encaminhar mensagens para as anotações no WhatsApp.
Assim, nos dois casos, o campo para anotações aparece para usuários da versão Business do mensageiro, indicando que o recurso pode estar disponível apenas para empresas e profissionais.
Contudo, pode ser que ele chegue aos usuários “pessoa física” do WhatsApp em um segundo momento, ou pode ser que permaneça como um recurso empresarial. O fato é que ainda não se pode bater o martelo sobre a questão.
Em suma, as anotações podem ser úteis para acrescentar anotações sobre pedidos de um cliente, preferências, histórico e mais.
Sendo assim, para pequenos negócios que vendem por WhatsApp e para profissionais que usam o aplicativo como principal meio de contato, ter um campo de anotações dentro do mensageiro ajuda a centralizar as informações, sem ter que ficar pulando de um app para outro.
O investimento no WhatsApp Business é importante para a Meta porque, atualmente, os serviços para empresas são a única forma de monetizar o produto. Ao contrário de Facebook e Instagram, ele não exibe anúncios.
Cabe mencionar que grandes empresas pagam pela API do WhatsApp para atender e se comunicar com clientes.
Já os pequenos negócios podem assinar uma versão Premium, que dá acesso a recursos adicionais, como página personalizada e acesso simultâneo por até dez aparelhos.
Inclusive, estima-se que, em 2022, o WhatsApp rendeu entre US$ 500 milhões e US$ 1 bilhão para a empresa. Em 2014, a Meta (então Facebook) desembolsou US$ 19 bilhões para comprar o aplicativo.
Com informações do WABetaInfo