O site WABetaInfo revelou algumas novidades que os beta testers vem experimentando na versão Beta do WhatsApp para iOS, sistema operacional do iPhone. A atualização 23.6.0.73 do WhatsApp beta para iOS, disponível no aplicativo TestFlight, apresentou uma facilidade para gravar vídeos curtos para enviar como mensagens.
LEIA MAIS: WhatsApp ouve usuários e faz atualização surpreendente
A ideia é funcionar de forma parecida com a qual as pessoas enviam áudio hoje. Com um simples apertar no ícone de câmera, será possível enviar um vídeo curto, de até 60 segundos. Aparentemente, a mensagem não será enviada como um vídeo do jeito que é feita atualmente, mas sim de forma mais parecida com um .gif ou mesmo uma figurinha animada.
As mensagens de vídeo no WhatsApp funcionarão de maneira semelhante às mensagens de voz, mas com o benefício adicional de capturar e compartilhar conteúdo em vídeo. A novidade pode ser legal porque permite maior interação entre as pessoas, já que é possívele gesticular e ver as expressões faciais de alguém.
Também pode haver momentos em que enviar uma mensagem de vídeo é mais apropriado do que uma mensagem de voz. Por exemplo, ao tentar mostrar a alguém como usar um novo produto ou demonstrar algo visualmente enviando um vídeo rápido. Nesses casos, as mensagens de vídeo podem fornecer uma forma de comunicação mais abrangente e eficaz.
Assim como todas as mensagens e arquivos trocados dentro de uma conversa no WhatsApp, as mensagens de vídeo serão criptografadas de ponta a ponta. Isso significa que ninguém, nem mesmo o WhatsApp, Meta ou até o provedor de internet pode ver as mensagens de vídeo compartilhadas. Além disso, não será possível salvar ou encaminhar mensagens de vídeo para outras conversas para aumentar a privacidade, mas as capturas de tela ainda são permitidas.
Outra novidade foi a capacidade de limitar as enquetes a apenas uma escolha. Graças a esse novo recurso, as pessoas ficam limitadas a selecionar uma única opção ao votar em uma enquete, o que pode definitivamente aumentar sua precisão em certos casos. O recurso também estava em desenvolvimento no WhatsApp beta para iOS e, depois de instalar a atualização mais recente do WhatsApp beta para iOS 23.6.0.72 do aplicativo TestFlight, alguns beta testers podem usar esse recurso.
A funcionalidade pode ser interessante para trazer mais valor ao recurso da enquete. Como os usuários acabam sendo obrigados a escolher apenas uma opção, é mais provável que eles se envolvam com a enquete e pensem mais profundamente sobre sua escolha. Além de, como já dito, tornar os resultados da pesquisa mais precisos.
Já uma outra atualização do WhatsApp beta, a iOS 23.6.0.71, que também já está disponível no aplicativo TestFlight, inclui melhorias gerais e correções de bugs, como a correção para os usuários que não conseguiram restaurar o histórico de bate-papo do iCloud, que foi resolvido na atualização do WhatsApp para iOS 23.5.78.
Além disso, esta nova compilação beta oferece a alguns testadores beta uma experiência aprimorada ao inserir links na barra de bate-papo. Para quem já está testando, uma nova linha aparece acima da barra de bate-papo sempre que um link é inserido no WhatsApp, e o aplicativo anima a linha enquanto carrega a visualização do link.
Anteriormente, os usuários não tinham indicação se o WhatsApp estava carregando a visualização ou não, e isso definitivamente causava confusão e perda de tempo, pois os usuários esperavam que a visualização aparecesse. No entanto, graças à interface de visualização de link aprimorada, o WhatsApp deixa claro quando a visualização está carregando e quando está disponível, para que os usuários não precisem mais esperar desnecessariamente pelo carregamento da visualização caso ela não esteja disponível.
Em breve, estará disponível a ferramenta de transcrição de notas de voz para textos. Desse modo, quem não quiser ouvir as mensagens de áudios, por ser muito longas inclusive, poderão convertê-las em mensagens de texto. De acordo com o WABetaInfo, o recurso já está em fase de desenvolvimento. Em resumo, a transcrição dos áudios será feita de forma automática, dentro do próprio aplicativo.