Um novo golpe já está fazendo vítimas entre os brasileiros. Criminosos então enviando mensagens de textos (SMS) e pelo WhatsApp oferecendo emprego aos cidadãos.
Em síntese, o texto diz assim:
“Parabéns, você foi selecionado para um trabalho de meio período online, 300 a 5.000 reais por dia”. Para convencer o público, os criminosos usam os nomes de empresas famosas como Amazon e Mercado Livre.
Segundo informações, esse golpe é o famoso phishing, em que o criminoso induz a vítima a clicar em um link fraudulento para roubar seus dados pessoais ou para influenciá-la a realizar um PIX, sem que perceba.
A recomendação caso receba uma mensagem como esta, é apagá-la ou bloquear o remetente imediatamente. Em tese, essa ação de segurança ajuda a evitar que novos golpes dessa modalidade cheguem a você novamente.
No que se refere ao WhatsApp, é possível denunciar as mensagens específicas por infração às regras do aplicativo ou o contato do golpista.
Para denunciar a mensagem específica, basta pressioná-la por alguns segundos até que apareça a opção de “denunciar”. Por outro lado, o contato pode ser denunciado clicando no nome ou número e depois em “Denunciar”.
Desta forma, você estará sinalizando ao mensageiro que aquela mensagem específica ou contato é duvidoso, sujeitando-os a uma análise e possível banimento da plataforma de mensagens. Isso ajuda a evitar que novas vítimas sejam feitas.
Está em fase de teste no WhatsApp um recurso que permitirá aos usuários visualizarem quando a publicação de Status rendeu alguma conversa, parecido ao que está disponível, atualmente, no Instagram.
A funcionalidade será ainda mais útil quando o mensageiro liberar as reações rápidas do Status. Assim como ocorre em outras plataformas, será possível expressar sua reação com os emojis nas publicações temporárias.
Com o recurso em questão, será possível acompanhar a repercussão dos Status, além de visualizar o contexto da conversa antes mesmo de abrir o chat. Portanto, o novo indicador para respostas aos Status aparecerá antes da mensagem.
Contudo, por ainda estar em fase de desenvolvimento e testes, não há previsão para que a ferramenta seja lançada oficialmente. A funcionalidade deve ser liberada para todas as versões do WhatsApp, sendo para Android, iOS e Desktop.