Ainda este ano, o WhatsApp deixará de operar em algumas versões antigas do iOS e Android. Isso acontecerá devido as atualizações no aplicativo, que tornará os sistemas operacionais incompatíveis com o mensageiro.
O site especializado WABetaInfo informou no último sábado que os iPhones com sistemas iOS 10 e iOS 11 serão inoperantes do WhatsApp em breve. Os usuários estão sendo notificados pelo próprio aplicativo:
“O WhatsApp deixará de oferecer suporte a esta versão do iOS após 24 de outubro de 2022“, diz o aviso.
O interessado pode buscar mais detalhes na página de suporte do mensageiro, na opção “Sobre os sistemas operacionais compatíveis”. O documento específico aos usuários de iPhone diz que:
“O WhatsApp é compatível com o iOS 12 e versões posteriores, mas recomendamos o uso da versão mais atual”, diz. “Caso o sistema operacional que você usa deixe de ser compatível, você receberá uma notificação e alguns lembretes para atualizar seu aparelho e continuar usando o WhatsApp”, completa.
No que se refere aos celulares com sistema Android, em novembro do ano passado, o aplicativo parou de funcionar na versão 4.0.4 e anteriores. Para manter o uso do WhatsApp é preciso aderir as versões mais recentes.
“Para acompanhar os últimos avanços tecnológicos, o WhatsApp deixa de ser compatível com sistemas operacionais mais antigos regularmente, com o objetivo de concentrar nossos recursos em oferecer suporte para sistemas mais recentes”, diz o documento da empresa.
Contudo, caso você tenha um dos aparelhos que deixará de operar o WhatsApp, busque uma versão mais atual do sistema operacional o mais rápido possível. No entanto, antes disso é importante fazer o backup do mensageiro para não perder nenhuma conversa.
O WhatsApp está recebendo atualizações constantes. Depois de liberar a possibilidade de adicionar até 512 pessoas em um grupo, o mensageiro está desenvolvendo um recurso que permitirá ao usuário sair de um grupo sem que os demais integrantes sejam notificados. Na prática, apenas os administradores serão avisados da saída.
A nova funcionalidade trará mais privacidade aos usuários, uma vez que atualmente ao sair de um grupo todos são notificados da ação pelo aplicativo. O recurso foi encontrado na versão beta para Desktop, mas provavelmente será liberado para todas as versões do mensageiro.