O WhatsApp liberou nesta semana o serviço de pagamentos na plataforma. O novo recurso está integrado ao Facebook Pay e permite que os usuários do aplicativo de mensagens enviem e recebam dinheiro sem cobrança de taxas.
A nova função já está habilitada na última versão do aplicativo. A novidade será disponibilizada dentro das conversas do aplicativo, no ícone de anexos, em que também é possível enviar fotos, músicas ou contatos.
Na prática, é necessário informar a forma de pagamento, podendo ser por meio de cartões de débitos, pré-pagos ou combo – a opção de cartão de crédito não está disponível. Os cartões podem ser do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Banco Inter, Nubank, Mercado Pago, Next, Sicredi, na bandeira Visa ou Mastecard.
Também será necessário criar um PIN de seis dígitos para ter acesso ao Facebook Pay. A cada pagamento, realizado pelo WhatsApp, o cliente deverá inserir esse PIN ou usar a biometria para confirmar a transação, como medida de segurança.
Vale ressaltar que o processo de cadastro só é necessário na primeira transação. O valor limite das transferências via WhatsApp é de R$ 1 mil, podendo realizar até 20 transações diárias, e até R$ 5 mil por mês.