Economia

Whatsapp entrará em pagamentos no Brasil ’em breve’

Novo serviço do WhatsApp foi suspenso no Brasil em junho, mas deve voltar em breve

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, afirmou nesta segunda-feira (17) que o WhatsApp entrará em pagamentos em território nacional “em breve”. Ele afirmou também que mantém conversas com o Google sobre o tema, além de outras gigantes da tecnologia.

Ao ser perguntado se o WhatsApp entraria em pagamentos no sistema Pix ou fora dele, o diretor do banco afirmou que a empresa irá começar com transferências de dinheiro entre pessoas, no P2P (“peer to peer”).

“Whatsapp vai entrar, vai começar fazendo P2P em breve. Eu tenho conversado bastante com o CEO do Whatsapp, inclusive ele tem me dito que o processo no Banco Central foi mais rápido do que em outros países”, explicou. “Então a gente está avançando bastante com o processo, vai começar com P2P e depois vai fazer P2M (transferência entre pessoas e estabelecimentos). Nossa única preocupação é passar por todos os critérios de aprovação e que a gente tenha sistema que fomente competição, do mesmo jeito que estamos conversando com Google e com outros”.

O serviço anunciado pelo WhatsApp, o Facebook Pay, foi suspenso pelo Banco Central no dia 23 de junho. O banco afirmou que havia necessidade de passar por processo de autorização. O serviço lançado dia 15 de junho no Brasil previa transferência de dinheiro pelo aplicativo por meio de cartões, com utilização de pagamentos da Visa e da Mastercard. Nesta época, foi apontado por fontes que o lançamento de pagamentos pelo WhatsApp antes do início do Pix poderia afetar negativamente a ferramenta do banco.