Tecnologia

WhatsApp cobrará por uso do aplicativo; veja quem vai pagar

O WhatsApp Premium é uma novidade da empresa. A Meta, empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, está desenvolvendo um plano pago para versão do mensageiro para empresas, mais conhecido como Business.

Os usuários do modelo beta do WhatsApp Business para Android, iOS e desktop já podem conferir a novidade, sendo a sua adesão facultativa aos empresários. A nova ferramenta trará uma série de vantagens, como:

  • Vincular à conta em até 10 dispositivos; e
  • Criar links comerciais personalizados.

Todavia, ainda não há muitas informações sobre a versão Premium, uma vez que ainda não foi lançada oficialmente. Sendo assim, dados como a data de lançamento, valor e funções só serão liberadas futuramente.

Novidades no WhatsApp

Confira outros recursos que serão lançados no mensageiro:

Dispositivo móvel adicional

Além da possibilidade de conectar até quatro dispositivos Web (PC) em uma mesma conta, o WhatsApp está testando a inclusão de mais um celular vinculado a conta. Assim, os usuários poderão usar o aplicativo em aparelhos diferentes.

Opção de enquetes

Recentemente, o WhatsApp divulgou que está trabalhando em uma ferramenta para criar enquetes em grupo. Caso tenha uma boa repercussão, o recurso deve ser liberado nas próximas atualizações do aplicativo.

Reações a Status na versão beta para Desktop

A versão Web do WhatsApp está testando um recurso que permite ao usuário reagir aos Status de contatos com até oito opções de emojis. A funcionalidade pode ser liberada em breve nas versões Android e iOS.

Atualizações de Status

Por fim, outra ferramenta que está sendo desenvolvida é a atualização do Status. Assim como no Instagram, o usuário poderá identificar quando o seu contato tiver uma nova publicação temporária. Um círculo aparecerá em volta da foto do perfil do contato na própria aba de chats.

Novo golpe do WhatsApp oferece vaga de emprego

Um novo golpe já está fazendo vítimas entre os brasileiros. Criminosos então enviando mensagens de textos (SMS) e pelo WhatsApp oferecendo emprego aos cidadãos.

Em síntese, o texto diz assim:

“Parabéns, você foi selecionado para um trabalho de meio período online, 300 a 5.000 reais por dia”. Para convencer o público, os criminosos usam os nomes de empresas famosas como Amazon e Mercado Livre.

Segundo informações, esse golpe é o famoso phishing, em que o criminoso induz a vítima a clicar em um link fraudulento para roubar seus dados pessoais ou para influenciá-la a realizar um PIX, sem que perceba.

O que fazer diante de um golpe?

A recomendação caso receba uma mensagem como esta, é apagá-la ou bloquear o remetente imediatamente. Em tese, essa ação de segurança ajuda a evitar que novos golpes dessa modalidade cheguem a você novamente.

No que se refere ao WhatsApp, é possível denunciar as mensagens específicas por infração às regras do aplicativo ou o contato do golpista.

Para denunciar a mensagem específica, basta pressioná-la por alguns segundos até que apareça a opção de “denunciar”. Por outro lado, o contato pode ser denunciado clicando no nome ou número e depois em “Denunciar”.

Desta forma, você estará sinalizando ao mensageiro que aquela mensagem específica ou contato é duvidoso, sujeitando-os a uma análise e possível banimento da plataforma de mensagens. Isso ajuda a evitar que novas vítimas sejam feitas.