Esta semana não está sendo das mais fáceis para quem precisa usar o WhatsApp. De acordo com relatos de usuários, a plataforma enfrentou uma série de falhas que impediram o download de arquivos, fotos e áudios para diversas pessoas.
O problema começou a ser registrado com força por volta das 10h30, pelo horário de Brasília, da terça-feira (25), e teria afetado principalmente os usuários da versão Beta do mensageiro. Mais de 140 registros de instabilidade foram indicados.
Veja o que se sabe até aqui sobre os erros que registrados no WhatsApp nesta semana:
Desde que a instabilidade começou a ser notada, uma onda de queixas foi percebida em uma série de redes sociais, especialmente o X, antigo Twitter
Usuários compartilharam frustrações com a falha. Embora o WhatsApp ainda não tenha se pronunciado oficialmente sobre o problema, o que se sabe é que a situação já apresentou uma melhora para a grande maioria dos usuários.
A Meta lançou recentemente o tão aguardado recurso de transcrição de mensagens de voz para o WhatsApp. Essa ferramenta, que é nativa da plataforma, promete processar os textos no próprio dispositivo.
De acordo com a empresa, o sistema de transcrição de voz garante a criptografia de ponta a ponta e a segurança dos conteúdos. Assim, os usuários não devem se preocupar com qualquer tipo de vazamento
“Transcrições de mensagens de voz estão chegando para o WhatsApp. Aproveite!”, disse o bilionário Mark Zuckerberg, dono da Meta, em mensagem enviada aos usuários ainda na quinta-feira (21).
Para ativar o novo recurso no seu celular, basta seguir os passos abaixo:
Se o novo recurso ainda não está disponível em sua conta, não há com o que se preocupar. De acordo com a Meta, a ferramenta ainda está em fase de implementação global. Assim, nem todos os usuários recebem a atualização ao mesmo tempo.
Nas redes sociais, no entanto, é possível perceber que vários usuários brasileiros já começaram a utilizar o novo sistema. “Finalmente o WhatsApp liberou a função de transcrição de áudios”, escreveu um internauta no X.
A nova função estudada pela Meta vinha sendo testada desde o último mês de julho ainda na versão beta. A ideia geral do sistema é ajudar as pessoas que recebem arquivos muito extensos.
Além disso, o novo serviço também promete contribuir com os cidadãos que usam o aplicativo para trabalho, e os PCDs com baixa ou nenhuma audição.
De uma maneira resumida, o WhatsApp pode transcrever áudio e texto de maneira nativa, o que significa necessariamente que o usuário não precisaria mais escutar a mensagem de voz para saber o que foi dito pela pessoa que enviou o áudio.
Além do idioma português, o usuário ainda poderia gerar transcrições em 40 idiomas diferentes. Este é um recurso que pode facilitar a vida de cidadãos que precisam se comunicar com pessoas de outros países.