Com a repercussão negativa, o WhatsApp decidiu adiar a obrigatoriedade da nova política de privacidade. Agora o prazo máximo para se adequar a nova medida será 15 de maio, antes era 8 de fevereiro. O novo prazo foi anunciado nesta sexta-feira (15).
As novas regras de privacidade obrigam que dados do WhatsApp sejam compartilhados com o facebook, o que preocupou alguns usuários.
O aplicativo de mensagens vinha enviando uma notificação para os usuários.
“Ao tocar em aceito, você concorda com os novos termos e com a política de privacidade, que entram em vigor em 8 de fevereiro de 2021“, dizia a notificação. “Depois dessa data, você precisará aceitar as atualizações para continuar usando o WhatsApp. Você também pode visitar a Central de Ajuda se preferir apagar a sua conta e desejar obter mais informações”, completava.
De acordo com o aplicativo, a extensão do prazo deve servir para que os usuários “tenham mais tempo de entender a política”.
Repercurssão negativa de uns, sortes de outros. Neste mesmo cenário, o aplicativo Signal viu seus downloads crescerem rapidamente. Nesta semana o chefe da empresa chegou até dizer que contrataria mais funcionários.
Em 2016 o WhatsApp fez uma mudança na sua política de privacidade, porém o usuário poderia negar o compartilhamento de conteúdo com o Facebook. O que não é possível nesta atualização recente.
O Facebook comprou em 2014 o aplicativo WhatsApp por nada mais do que R$ 16 bilhões. De acordo com comunicado na época, e integralização de dados entre os dois aplicativos possibilitaria que propagandas mais adequadas fossem apresentadas ao usuário.
Segundo o Facebook, a troca de informações do Whatsapp poderá servir também para aprimorar os serviços e experiências do usuário e entender como os serviços são usados, além de garantir mais segurança aos produtos.
Calma, sus conversas não serão expostas. O WhatsApp conta com a tecnologia de criptografia, o que, em outras palavras, significa que apenas o usuário e o remetente podem visualizar o conteúdo. Por outro lado, os chamados “metadados” podem ser compartilhados.
Os metadados são dados basicamente informações como o número de mensagens que você troca e com quais contatos. Isso servirá para entender seu comportamento. O facebook não terá acesso a conversa, mas saberá, por exemplo, que as 3h da madrugada você falou com seu psicólogo e quantas mensagens foram enviadas.
Isso também ajuda a identificar spam, já que é possível controlar que usuário X, mandou y mensagens com determinado tamanho para diversas pessoas.