Auxílio Brasil pode ser cancelado se o beneficiário não fizer ESTE procedimento

Beneficiários do Auxílio Brasil deve se atentar a algumas regras para não ter o benefício cancelado. Uma delas se refere ao saque, que deve ser realizado em um prazo de até 90 dias.

Atualmente, o Auxílio Brasil é o maior programa de transferência de renda do país, atendendo cerca de 21,1 milhões de famílias de baixa renda. Neste mês, os beneficiários estão recebendo uma parcela mínima de R$ 600, valor que deve continuar sendo pago no próximo ano.

Todavia, para que as famílias permaneçam na folha de pagamento do programa social, é preciso manter as informações sempre atualizadas no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, é preciso que o saque do benefício ocorra no prazo determinado pelo Ministério da Cidadania.

Caso contrário, os valores serão devolvidos aos cofres da União. De acordo com as regras, o beneficiário tem até 90 dias para resgatar os valores após o depósito do Auxílio Brasil. Desse modo, quem recebeu o benefício em agosto, o prazo termina neste mês.

Portanto, quando a família deixa de sacar a parcela, o governo pode entender que ela não precisa da ajuda financeira e cancela a participação no programa. Devido a isso, é importante que o responsável familiar fique atento aos prazos.

 

Como sacar o Auxílio Brasil?

Vejas as possibilidades de saque do Auxílio Brasil:

Saque no guichê de atendimento: O beneficiário pode se dirigir até uma agência da Caixa e sacar a parcela do Auxílio Brasil no guichê da instituição. Na ocasião, basta apresentar um documento de identificação oficial com foto e solicitar os valores ao atendente.

Saque no caixa eletrônico: Para realizar o saque no caixa eletrônico o beneficiário precisa ter em mãos o cartão do Auxílio Brasil ou do antigo Bolsa Família. Em seguida, basta:

  1. Inserir o cartão no terminal de autoatendimento da Caixa;
  2. Digitar a senha e o valor que deseja sacar;
  3. Conferir e confirmar a operação;
  4. Em seguida, retirar o cartão para finalizar o procedimento.

Também é possível fazer o saque com o cartão nas unidades lotéricas, porém, a tarefa é exclusiva para o titular do benefício. Além disso, é preciso apresentar um documento de identificação oficial com foto.

Saque sem cartão: Embora poucos saibam, o benefício do Auxílio Brasil também pode ser resgatado sem o cartão. Além da movimentação disponível através dos serviços do Caixa Tem, o beneficiário pode gerar um código de saque para realizar o procedimento em um caixa eletrônico, casa lotérica ou correspondente Caixa Aqui. Confira os passos a seguir:

  1. Acesse o Caixa Tem;
  2. Faça o login com seu CPF e senha dos serviços Caixa;
  3. Na tela inicial, toque em “Saque” e digite o valor a ser resgatado;
  4. Feito isto, clique em “Gerar código de saque”. Ele tem validade de 1 hora. Anote a sequência número e vá até um caixa eletrônico da Caixa para efetuar o resgate;
  5. No terminal, toque no botão “Entrar”;
  6. Clique no menu “Saque Auxílio Brasil”;
  7. Coloque o número do CPF e clique em “Confirmar”;
  8. Digite o código de saque gerado no aplicativo;
  9. Informe o valor do saque do Auxílio Brasil e finalize a operação.

Contudo, é importante ressaltar que com o código em mãos o beneficiário pode realizar o saque, também, nas unidades lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

 

Calendário do Auxílio Brasil

Os pagamentos de novembro do Auxílio Brasil já estão ocorrendo, mas os beneficiários já podem consultar o calendário de dezembro. Os repasses ocorrem de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Confira o cronograma a seguir:

Final do NISNovembroDezembro
117 de novembro12 de dezembro
218 de novembro13 de dezembro
321 de novembro14 de dezembro
422 de novembro15 de dezembro
523 de novembro16 de dezembro
624 de novembro19 de dezembro
725 de novembro20 de dezembro
828 de novembro21 de dezembro
929 de novembro22 de dezembro
030 de novembro23 de dezembro
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.