Com a volta das aulas presenciais, a Semob (Secretaria de Transporte e Mobilidade), disponibilizou informações para que os estudantes consigam ter acesso ao benefício do Passe Livre Estudantil.
O benefício garante a gratuidade no transporte público ao longo de 2022. De acordo com o órgão, é preciso conferir a situação da inscrição e verificar se o cartão foi extraviado ou danificado.
Vale destacar que o aluno que não trocou de instituição de ensino e nem de endereço não precisa se preocupar com o cadastro. No entanto, a atualização é necessária para quem trocou de escola.
É necessário acessar o aplicativo do BRB Mobilidade ou a plataforma do Passe Livre para inserir a declaração de escolaridade, emitida pela instituição de ensino, há no máximo 30 dias.
Além disso, para quem mudou de endereço será preciso anexar um novo comprovante, com emissão de até 3 meses. O estudante também deverá manter uma foto atualizada no aplicativo.
Se o aluno perceber que o cartão está danificado ou foi extraviado, será preciso registrar ocorrência e em seguida solicitar o bloqueio.
Com o boletim de ocorrência em posse, será preciso ligar na Central de Atendimento (61) 3120-9500, ou acessar o site da BRB, clicando aqui.
Caso prefira o estudante pode se dirigir até um dos postos de atendimento do BRB Mobilidade.
Depois de realizar o bloqueio do cartão, o aluno precisará pagar a taxa para emissão da segunda via, no valor de R$5,40.
A empresa possui ao todo 120 postos de atendimento, para retirar o cartão basta apenas se dirigir a qualquer um deles.
Vale frisar que os estudantes têm direito a 54 acessos mensais, no transporte público do DF.
E caso seja necessário a realização de mais viagens no trajeto casa e instituição de ensino, será possível solicitar o aumento de passagens.
A solicitação deve ser realizada na plataforma do BRB mobilidade, com apresentação de documentos que comprovem essa necessidade.
E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Governo estuda aumentar valor de auxílios para servidores, diz jornal.