As aulas presenciais foram suspensas em meados de março de 2020 em todo o Brasil, devido à pandemia da covid-19. Desse modo, a maioria dos estados segue desde então com aulas remotas. Aos poucos, no entanto, os estados começam a se organizar para retomar as aulas presenciais, mas a maioria têm previsão de uma retomada híbrida.
Em São Paulo, o governo permitiu a reabertura das escolas da rede privada a partir desta segunda-feira, dia 1º de fevereiro. Já as escolas da rede pública só poderão retomar as aulas presenciais a partir do dia 8, na próxima semana. No Rio de Janeiro, a data prevista para a volta às aulas é também o dia 8 de fevereiro. Em ambos os casos, há restrições quanto à quantidade de alunos em sala.
No Ceará, no Piauí e no Rio Grande do Norte a volta às aulas ocorre nesta segunda-feira. O Ceará e o Piauí terá o retorno das aulas com formato híbrido, de modo que parte dos alunos terá aulas em casa e outra parte nas escolas. Já o Rio Grande do Norte mantém o ensino exclusivamente remoto.
De acordo com levantamento do Poder360, feito com as secretarias de Educação, das 27 unidades da Federação, 22 já têm previsão para a volta às aulas. Goiás foi o único estado que já retomou as aulas, mas em formato híbrido. De acordo com o levantamento, 12 unidades da Federação irão retomar as aulas neste mês de fevereiro, outras 10 em março e uma em abril. Apenas três UFs informaram que não tem previsão para iniciar o ano letivo.
A Bahia é uma das unidades sem previsão para o retorno. Um decreto do governo do Estado manteve as atividades presenciais nas escolas públicas suspensas até o dia 30 de janeiro de 2021. No entanto, a Secretaria de Educação não indicou uma data para a retomada. De acordo com a Secretaria, “a expectativa é de retorno assim que as taxas de contaminação da covid-19 diminuírem”.
E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!
Clique aqui para ver cursos on-line gratuitos.