Saber evitar crises de rinite é o objetivo de muita gente que, frequentemente, se depara com espirros e desconfortos por conta da reação alérgica.
A boa notícia é que algumas mudanças no ambiente já podem contribuir para que as alergias reduzam consideravelmente, em muitos casos. Neste texto, descrevemos algumas dessas mudanças para que você possa saber mais. Acompanhe!
As crises de rinite, muitas vezes, podem estar associadas a fatores como:
Por isso, saber o que pode causar o estopim da alergia é um dos pontos que deve ser considerado por quem quer evitar as crises. Veja mais detalhes abaixo:
A casa precisa ser mantida arejada para que não ocorra o acúmulo de umidade que pode, mais tarde, ocasionar o aparecimento de fungos, por exemplo. Afinal, esses fungos, por mínimos que possam ser, também podem causar as crises de rinite nas pessoas.
Além do mais, a circulação de ar mantém o ambiente muito mais aconchegante e agradável, reduzindo, inclusive, casos de gripes e resfriados que possam ser transmitidos em espaços fechados.
Ao invés de usar vassoura e aspirador para limpar a casa, uma forma de evitar crises de rinite é justamente trocar esses dispositivos por pano úmido e aspirador de pó. Isso porque, dessa forma você não estará “espalhando” o pó e a sujeira por todo o ar, mas, sim, estará “sugando” ela com o aspirador ou fazendo-a grudar no pano úmido.
A roupa de cama pode acabar acumulando muitos ácaros, pó e sujeira. Por isso, a frequência de trocas deve ser de, no mínimo, uma vez por semana. Além de trocar, é necessário lavar bem a roupa de cama usada para que todas as sujidades sejam removidas, ao máximo. Desse modo, será possível reduzir as crises na hora de dormir e logo ao acordar.
A umidade do ambiente também deve ser considerada. Se você está em um local muito seco, ou com o ar condicionado ligado, tente espalhar algumas bacias com água no espaço. Isso pode ajudar a manter o ar um pouquinho mais úmido, o que é mais interessante para quem quer evitar crises de rinite.
Afinal, o ar seco pode irritar ainda mais a mucosa, causando as crises.
Os produtos de limpeza também pode acabar causando as crises alérgicas em algumas pessoas. Portanto, ao invés de apenas se deixar levar pelo “cheirinho” dos produtos, faça testes e escolha aqueles que não irritam a mucosa do nariz e também não desencadeiem as crises alérgicas.
Pode ser que você se veja diante da situação de ter que abrir mão do produto que você gosta, porém, com essa pequena mudança a qualidade de vida tende a ser mais elevada.
Pense nessas dicas e veja o que pode fazer sentido para você!