Dividimos a série “Você tem fome de quê? ” Em três partes, com o objetivo de te dar um direcionamento quanto as opções do mercado atual para empreender no ramo alimentício.
Nesta segunda parte falaremos sobre a empreendedorismo no ramo das lanchonetes e sobre atuar delivery.
Se deseja empreender no ramo alimentício, mas não lhe agrada a ideia de algo itinerante, outra opção é investir em uma lanchonete. Da mesma forma que no caso do food truck, precisa ter um diferencial na sua marca.
Escolha insumos de qualidade, tenha um produto diferente, invista na aparência física do local e atraia seu público, prezando sempre pelo atendimento.
Outra ideia que tem dado muito certo no ramo alimentício, entregar os alimentos.
Para ter um diferencial nesse nicho, deve ter um diferencial além de apenas um produto.
Atraia o público com mais especificidade, por exemplo: alimentação vegana, comida caseira, ou ainda opte por regionalismo, como por exemplo: comida mineira, comida nordestina, caldos e sopas, dentre outras comidas típicas.
Sendo a sua marca a própria explicação do que você está vendendo, atrairá as pessoas que gostam desse tipo de alimentação, e ainda, evita fluxo de ligações e contatos de pessoas buscando informações iniciais.
Acabará atendendo ligações ou contatos via WhatsApp de pessoas com maior potencial de compra.
Quanto à logística para a distribuição, precisa atuar com prazos, traçar itinerários, e no início, limitar a área de entrega.
Pode entregar por moto ou carro, depende do que dispõe no momento. Caso não seja você mesmo a pessoa que irá entregar, poderá estruturar um plano de negócios para contratar entregadores conforme a sua demanda.
Há pessoas que atuam dessa forma e buscam entregar somente próximo às empresas por exemplo. Pois estão motivados pelos funcionários que buscam alternativas de lanches diários e opções para o almoço, uma vez que as entregas em escritórios são altas e trata-se de clientes potenciais para fidelização.
Dessa forma não gastam muito com entregas, ainda que seja necessário contratar alguém, os custos ficam mais baixos.
Cadastre-se nos aplicativos de entregas, são intermediários entre os clientes e a sua empresa, e nesse ramo dão super certo!