Moedas raras podem estar em todo lugar. Muitas vezes, peças de uso comum são, na realidade, tesouros numismáticos. É isso que acontece com essa moeda que você está prestes a conhecer; trata-se de uma moeda de 10 centavos de 2020.
Podemos encontrar uma exemplar à por exatos R$ 130,00 no site especializado TN Moedas. No entanto, é preciso ressaltar, antes de mais nada, que essa não é uma moeda igual a todas as outras. Estamos falando de uma moeda de 10 centavos com o reverso horizontal.
O reverso horizontal é um erro de cunhagem que ocorre quando a imagem em uma das faces da moeda é cunhada em um ângulo de 90 graus em relação ao outro lado da mesma. Em uma moeda padrão, ao segurar a moeda pelo anverso e girá-la verticalmente, a imagem no reverso deve estar alinhada na posição correta. No caso de uma moeda com reverso horizontal, ao fazer essa rotação, a imagem no reverso aparecerá girada 90 graus para a esquerda ou para a direita (você pode observar na imagem acima).
Esse tipo de erro é raro, pois resulta de uma falha específica durante o processo de cunhagem. As moedas com reverso horizontal são altamente procuradas pelos colecionadores devido à sua raridade e ao desafio que representam para completar uma coleção com tais peculiaridades.
Além disso, não podemos deixar de citar que erros como esse ilustram as complexidades e as possíveis falhas nos processos de fabricação de moedas, o que ainda adiciona uma camada extra de história, curiosidade e interesse a essas peças.
Além do reverso horizontal, existem vários outros erros de cunhagem que podem aumentar significativamente o valor de uma moeda. Alguns dos mais comuns incluem:
O estado de conservação de uma moeda é crucial para determinar seu valor. Moedas em condições melhores são sempre mais valorizadas, pois preservam melhor os detalhes do design e os erros de cunhagem. As categorias de conservação incluem: