Um levantamento divulgado nesta terça-feira (19) apontou os bancos com mais reclamações. Não é incomum ter problemas com bancos, mas você imagina que seja os campeões? Nós vamos revelar no próximo parágrafo, mas tente adivinhar.
Se você deu o primeiro lugar do ranking ao Banco Inter (BIDI11) você acertou. Agora se não, leia até o final e descubra se o banco que você imaginou está pelo menos entre os três primeiros. Todos os dados são do Banco Central (BC).
Ainda em segundo lugar neste ranking nada positivo ficou o Banco Itaú (ITUB4) e na sequência a Caixa Econômica Federal. Esta última instituição financeira geralmente é responsável por administrar importantes benefícios sociais do governo federal, como foi o caso do Auxílio Emergencial, criado no ano passado devido a pandemia do Covid-19.
Confira outros colocados na sequência:
O índice é gerado por meio da relação 1 milhão de clientes x número de reclamações. Em outras palavras, o número total de reclamações são divididas pelo número de cliente e multiplicado por mil. Isso é realizado para igualar todos na análise, independente do número de cliente de cada um.
Quantos clientes tem cada uma das instituições financeiras? Confira:
A pesquisa foi realizada com as 10 maiores instituições financeiras do Brasil, cada uma tem pelo menos 8 milhões. Até outubro no ano passado, porém, eram avaliados mais bancos. O ranking passou por uma mudança recente devido a críticas que a pesquisa com instituições médias inclusas, beneficiavam os grandes conglomerados.
Agora, os bancos que não fazem parte de 10 maiores instituições, ficam em uma lista secundária.
Veja o número de queixas de outubro a dezembro encaminhadas ao Banco Central, referente a cada uma das instituições financeiras:
Sendo grande parte por “Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, terminais de atendimento eletrônico, credenciadora e operação de crédito”.
E conforme análise do BC, a maioria das reclamações se referia a problemas com o crédito consignado.
Já a Caixa teve a maior parte das suas reclamações, similares ao Banco Inter. Sendo reclamações sobre problemas com integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços de internet banking.