No caixa do supermercado, na barraca de pastel, na banca do vendedor autônomo. Comerciantes e lojas online em todo o país podem mostrar seus QR Codes ou chaves para receber com Pix. Mas, ainda assim, existem algumas dúvidas sobre como usar o Pix para fazer compras.
Lançado oficialmente em novembro de 2020, o Pix rapidamente se tornou o meio de transferências preferido dos brasileiros. Faz sentido: é possível pagar com o método todos os dias, em qualquer horário, tanto em compras presenciais quanto em compras na Internet usando QR Code, Copia e Cola, chave e até os dados da conta. Também dá para usar essas formas para quitar contas de luz, alguns tributos e recarregar o celular. Por isso, para quem ainda não sabe como, o Notícias Concursos, na matéria desta segunda-feira (28) mostrará como usar o Pix para fazer compras.
É possível usar o Pix em compras, tanto online quanto presenciais. Como fazer isso, entretanto, pode variar de acordo com o estabelecimento ou e-commerce: por QR Code ou por meio da chave Pix.
Uma das formas de pagar compras online e presenciais usando o Pix é por meio do QR Code – aquele código quadradinho. Para isso, o e-commerce ou o vendedor precisa apresentar o QR Code, seja na finalização da compra online ou em um comércio físico, impresso em algum lugar ou digital.
Então, pagar é fácil:
O seu pagamento será feito em poucos segundos.
Basicamente, o Pix Copia e Cola é um código de letras e números que já tem todos os dados do comerciante e da sua compra. Veja como é fácil usá-lo:
Outra forma de pagar compras usando o Pix é por meio das chaves, que pode ser o CNPJ, número de celular, e-mail ou chave aleatória. Para isso, o comerciante só precisa informar a chave Pix da conta na qual ele quer receber o pagamento. Com isso:
Aprender como usar o Pix para fazer compras facilitará muito a vida, além de economizar. Isso mesmo! Ao pagar com o método, o cliente pode até conseguir bons descontos. Afinal, o pagamento cai direto na conta, em poucos segundos, em qualquer dia e horário.