Não é novidade para ninguém. Para muitos brasileiros, calcular o tempo que resta para receber a aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode ser uma tarefa difícil. Contudo, já pensando nisso, a autarquia implementou um serviço gratuito de simulação em seus canais digitais.
A princípio, é importante deixar claro que o recurso dá uma previsão de quanto tempo falta para que o trabalhador consiga se aposentar. Em suma, o simulador indica se a aposentadoria será concedida primeiro com base na idade ou no tempo de contribuição. O procedimento é bem simples, realizado em alguns passos.
Para fazer a simulação é utilizado o banco de dados do INSS. No entanto, se necessário, o trabalhador pode acrescentar outros vínculos empregatícios e fazer alterações relevantes para o cálculo.
Dessa forma, o resultado é indicado pela calculadora, que mostra o tempo em que o benefício será obtido pelo trabalhador. Lembrando que o serviço serve apenas para consultas, não sendo possível fazer solicitações.
Veja os passos a seguir:
É possível baixar o resultado em PDF. A calculadora indica o resultado com base na soma da idade e tempo de contribuição.
Para evitar erros, procure um advogado especialista na área para te orientar. Além disso, com a ajuda do profissional é possível analisar de forma mais certeira qual o benefício será mais vantajoso, não correndo o risco de ser prejudicado futuramente, seja pela ausência de informações ou de outras inconsistências.