Será que você é uma pessoa consumista? Já parou para pensar sobre isso?
Algumas pessoas têm comportamentos consumistas, mas nem se dão conta de tais atitudes. Apenas se deparam com gastos exorbitantes no cartão de crédito, por exemplo, sem entender o que pode ter acontecido.
Pensando nisso, fizemos este conteúdo para te ajudar a refletir um pouco mais sobre o assunto. Confira!
Para saber se você é uma pessoa consumista, é muito importante fazer uma autoanálise. Lembrando que não estamos aqui para dizer se você realmente é consumista ou não, mas, sim, trouxemos apenas algumas reflexões que podem te ajudar a pensar um pouco mais sobre a sua rotina de compras e cuidados com as finanças.
Afinal, comprar não é necessariamente algo ruim. Porém, quando as compras começam a afetar a sua vida financeira, e até mesmo o seu bem-estar, vale a pena refletir sobre o assunto para buscar formas de lidar com isso.
Com essa premissa em mente, vamos conhecer alguns dos sinais de consumismo:
Você costuma fazer compras quando tem alguma alteração emocional? Se sim, talvez este seja um bom momento para refletir sobre isso. Afinal, comprar apenas para aliviar sensações negativas pode ser um dos indícios de comportamentos consumistas.
Uma pessoa consumista, normalmente, acaba acumulando uma série de itens desnecessários em casa. Ela pode ter um objetos espalhados na casa, ou mesmo guardados de forma organizada, mas, quando resolve refletir sobre a utilidade do item, percebe que ele não tem uma função bem definida em casa, o que gera frustração.
Será que você tem esse acúmulo de itens em seu lar?
Pare e pense: quantos produtos e objetos você tem nos seus armários e nas suas gavetas e, na realidade, nunca usou? Ou ainda, quantas roupas com etiquetas ainda estão guardadas sem que você tenha experimentado-as um dia? Pois é…
Um dos sinais de que alguém é uma pessoa consumista é justamente esse de acumular muita coisa sem nunca usar. Isso acontece com você?
Outro ponto que você pode avaliar, na hora de refletir se você é uma pessoa consumista, é o fato de haver compras frequentes na sua rotina, e sem planejamento algum. Por exemplo, você compra algo toda semana, sem sequer ter pensado em fazer essa compra? Essas compras fazem sentido de verdade? Pense sobre isso.
Por fim, outro fator que pode ser avaliado é a quantidade de vezes que você compra um item repetido. Por exemplo, vamos supor que você tem 10 camisetas pretas. Comprar mais uma faz sentido? Bem, racionalmente não, pois seria mais um item para repetir no seu armário e, talvez, você nunca usar.
Portanto, pense bem sobre esses aspectos. Caso perceba comportamentos consumistas na rotina, tente implementar ações mais positivas e fazer compras mais conscientes. Se precisar de ajuda, procure um profissional qualificado. Sua vida financeira merece atenção e cuidado.