Você é do tipo que enxerga mais problemas ou soluções? Como você costuma encarar as adversidades do seu dia a dia?
Pensar sobre isso é importante para manter a saúde mental e o bem-estar de uma forma global. Afinal, a maneira como lidamos com as adversidades da vida pode impactar diretamente em quem somos, o que pensamos sobre a vida e como nos saímos de situações difíceis.
Pensando nesse cenário, fizemos este conteúdo com algumas considerações que podem ajudar você a refletir sobre o assunto. Acompanhe-nos!
Pare e pense sobre os últimos problemas em que você enfrentou. Analise quais foram as emoções sentidas e como você lidou com cada episódio.
Comece a sua autoanálise verificando se você estava mais focado no problema ou em em encontrar uma solução. Essas perspectivas, embora caminhem lado a lado, podem ser completamente diferentes.
Isso porque uma pessoa que foca apenas no problema pode ter uma visão negativa sobre a vida, o trabalho, os relacionamentos. Já uma pessoa que sabe da existência do problema, mas foca na solução, entende que adversidades existem, mas que elas podem ensinar, ao invés de punir.
Por isso, comece a pensar em todos aqueles problemas que você atravessou recentemente. E pondere sobre os seus comportamentos, atitudes, pensamentos, etc.
Depois de entender se você é do tipo que enxerga mais problemas ou soluções, comece a pensar sobre as suas situações sob outra perspectiva.
O que queremos dizer é que quando entendemos que todo problema é o percursor de uma solução, deixamos de vê-los como algo extremamente ruim.
Afinal, a vida é dinâmica e muda a cada dia. Não existe a menor possibilidade de atravessarmos essa trajetória chamada “viver” sem se deparar com problemas. Isso não existe.
Por isso, você precisa estar ciente desse fator para enxergar que as soluções e as recompensas dessas soluções só existem se você entender que, para isso acontecer, é preciso atravessar um problema.
Os problemas nos fortalecem, nos ensinam e nos fazem enxergar novas rotas, caminhos e metas.
Uma vida sem problema é uma vida sem movimento. Sem questionamentos, pensamentos, dúvidas e, igualmente, sem respostas, sem reflexões, sem mudanças, sem realizações.
Então, quando pensar se você é do tipo que enxerga mais problemas ou soluções, tente mudar a perspectiva. Comece a pensar em como os problemas ensinam e como as soluções fazem você crescer. Isso pode ser interessante na hora de atravessar momentos difíceis.
Seguindo a mesma linha de raciocínio acima, considere que toda solução é consequência direta de um problema. Não há realização mais satisfatória do que encontrar um caminho promissor para algo que parecia “perdido”, concorda?
Portanto, comece a mudar a perspectiva que você tem sobre as dificuldades. Busque as suas soluções e se apegue a elas.
Assim, à medida que você treina a sua mente dessa forma, pode tirar de si mesmo aquele peso negativo de entender tudo como um problema intenso e sem solução.
Boa sorte na sua autodescoberta!