As famílias de renda mais baixa podem se inscrever em diversos programas sociais no país. Isso porque o governo federal tenta promover uma maior inclusão para as pessoas mais vulneráveis. E um destes programas vem disponibilizando antenas parabólicas gratuitas para milhares de pessoas em todo o Brasil.
Em síntese, a modernização dos meios de comunicação pode ser vista em diversos países, e isso também está acontecendo no Brasil. A saber, as inovações tecnológicas têm o objetivo de facilitar a vida das pessoas, até porque o ser humano está cada vez mais dependente da tecnologia em várias atividades do dia a dia.
Neste cenário de grandes inovações, o país começou a implantar o 5G para melhorar o sinal de transmissão das antenas parabólicas. No entanto, essa mudança seria bem complicada para as famílias de baixa renda, uma vez que elas não têm condições financeiras para adquirir uma antena nova.
Pensando nisso, a Siga Antenado, entidade criada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, criou o kit antena gratuita. Em suma, o programa visa ajudar as famílias de renda mais baixa do país a migrarem para um sistema digital mais moderno. Aliás, milhares de pessoas já receberam o kit gratuito da nova antena digital nos últimos meses.
Kit gratuito chega em casa
Muitas famílias de baixa renda possuem apenas uma antena parabólica tradicional em suas residências. Contudo, estas antenas não permitem o uso do 5G, pois elas são mais antigas e não possuem tecnologia para suportar o sinal.
Em suma, o kit gratuito com o novo aparelho substitui a antena parabólica tradicional. Dessa forma, a tecnologia parabólica da Banda C e 5G poderão conviver sem provocar interferências uma na outra. Isso sem contar que a nova parabólica digital garante muito mais qualidade de imagem e som à população beneficiada.
Para quem não sabe, as operadoras Claro, TIM e Vivo venceram a principal faixa do leilão do 5G. Com isso, as empresas criaram a Siga Antenado, que deu início aos procedimentos finais para liberar a faixa de 3,5 gigahertz (GHz).
A saber, a faixa de frequência será usada no país para transmitir o sinal da internet móvel de quinta geração (5G). E, para não haver interferência, a empresa está promovendo a transferência do sinal para outra banda.
Após a distribuição de kits de recepção do novo sinal das TVs parabólicas e da instalação dos filtros nas casas das famílias de renda mais baixa, a Siga Antenado poderá solicitar a ativação do sinal 5G ao grupo da Anatel. Aliás, o governo federal e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vêm apoiando esta ação no país.
Como solicitar a nova antena digital de graça?
Em primeiro lugar, vale destacar que o programa é direcionado às famílias de baixa renda. No entanto, há critérios a serem atendidos para que estas famílias tenham direito ao kit gratuito de antena. Confira abaixo quais são:
Um ponto muito importante é que a antena parabólica deverá estar devidamente instalada e conectada à TV da residência para assistir à programação, funcionando normalmente.
A saber, as famílias que usam sistemas de transmissão para assistir televisão não se enquadram nos critérios para receber o equipamento e a instalação gratuitos. Em suma, famílias que tenham antena digital espinha de peixe (instalada no alto da casa), antena digital interna e TV por assinatura não ganham o kit antena gratuito.
Quem tiver dúvida e quiser mais informações sobre o agendamento pode ligar para o número 0800 729 2404. Além disso, as pessoas podem acessar o endereço eletrônico da Siga Antenado, entidade responsável pelas trocas das antenas.
Outro ponto importante é sobre as pessoas que irão receber o kit gratuito. Em síntese, o programa está promovendo a mudança das antenas parabólicas apenas nas capitais brasileiras e em municípios com mais de 500 mil habitantes.
Isso quer dizer que os moradores de municípios com menos habitantes terão que esperar mais um pouco para receber o kit. Já para os que se enquadram nesses critérios, é possível realizar o seu agendamento através do site da Siga Antenado, escolhendo o dia e horário para a instalação do kit.
Desligamento do sinal antigo
Nem todos estão por dentro das mudanças nas antenas parabólicas. No entanto, a ativação do 5G já começou em diversas capitais brasileiras, e os cidadãos desatentos poderão se surpreender com as mudanças que a troca das antenas trará, aumentando as interferências no sinal da TV.
A saber, o processo de desligamento das antenas antigas está previsto para ser concluído em 31 de dezembro de 2025, ou seja, em pouco menos de dois anos. Entretanto, o governo começou a adotar medidas para evitar prejuízos à população. E o principal deles é garantir a distribuição do kit gratuito a todas as famílias de baixa renda do país.
Caso você se enquadre nesse requisitos, fique tranquilo, que a sua antena será trocada, basta agendar o serviço.