Uma Resolução do Banco Central tem chamado a atenção dos brasileiros por conta da oportunidade que tem oferecido aos cidadãos. A Resolução de nº 3.919/2010 estabelece as regras referentes às tarifas que costumam ser cobradas pelos bancos. Acontece que, recentemente, milhares de brasileiros têm se dado conta de que, na realidade, os bancos não têm cumprido essa resolução.
Isso porque, muitas instituições financeiras têm feito cobranças indevidas, durante anos, causando prejuízos para muitas pessoas. Por isso, com essa informação mais clara, muitos brasileiros têm buscado o “dinheiro perdido” por conta das cobranças indevidas. Neste texto, explicamos o que você precisa fazer para solicitar o seu reembolso nessas situações.
A Resolução supracitada deixa claro que os bancos devem oferecer gratuitamente aos seus clientes os chamados “serviços essenciais”, como, por exemplo, uma quantidade específica de saques, extratos, transferências e consultas pela internet. Porém, na prática, não era isso que estava acontecendo com muitas pessoas. A realidade é que muitos bancos estão, há anos, cobrando por esses serviços, de maneira indevida.
No entanto, é importante frisarmos um ponto aqui: todo banco deve oferecer os serviços essenciais, mas dentro de limites. Se o usuário passa dos limites, ou seja, usa mais vezes os serviços do que o permitido gratuitamente, a cobrança ocorrerá. Por exemplo, por lei, temos direito a até dois saques mensais em conta corrente. Isso quer dizer que se fizermos três ou mais saques, automaticamente o banco poderá cobrar uma taxa em cima do serviço.
Por isso, fique atento! Na hora de buscar os seus direitos, veja se realmente tudo está em conformidade com o que diz a Lei, a fim de que você possa, de fato, pedir o reembolso do dinheiro perdido.
Se porventura você detectou que o banco tem feito cobranças indevidas nos últimos anos, poderá contatá-lo para solicitar o reembolso. Basta entrar em contato por meio da central de relacionamento do banco e solicitar que ele pague todas as taxas que foram cobradas indevidamente.
Vale ressaltar que o cidadão tem o direito de pedir o reembolso de dinheiro cobrado indevidamente nos últimos 5 anos. Dito de outro modo, se nos últimos cinco anos você foi cobrado indevidamente, poderá solicitar o reembolso de todo esse valor, e não apenas deste ano e tampouco apenas deste mês. Portanto, na sua solicitação, deixe claro para o atendimento que você deseja o reembolso total do valor além deste ano.
Além disso, lembre-se de solicitar uma conta gratuita no banco. Isto é, às vezes, o banco oferece contas que não são gratuitas para os serviços essenciais, mas eles são obrigados a fazer essa migração sem custo algum para o cliente. Basta o cliente solicitar – além do reembolso – que a conta seja atualizada dessa forma.
Assim será possível utilizar uma conta gratuita e, ao mesmo tempo, recuperar o seu dinheiro perdido nos últimos anos.