Embora muitas pessoas tenham desconhecimento disso, a verdade é que os bancos não podem cobrar tarifas por serviços considerados essenciais. Porém, muitas instituições financeiras têm cobrado, ao longo dos anos, pequenas taxas dos seus clientes, resultando em prejuízos financeiros por conta disso.
A boa notícia, dentro desse cenário, é que você pode solicitar o reembolso de cobranças indevidas que foram feitas nos últimos 5 anos. A maneira de solicitar é bastante simples, e nós detalhamos tudo neste texto.
Ao longo dos anos, possivelmente você deve ter pagado uma série de tarifas bancárias na hora de sacar o seu dinheiro, fazer transferências, acessar o extrato, etc., não é mesmo? Porém, existe uma quantidade desses serviços essenciais que deve ser totalmente gratuita. Isso quer dizer que se você nunca extrapolou essa quantidade, toda a cobrança tarifária que aconteceu foi indevida.
Portanto, comece a verificar as suas contas nos bancos que você tem: as tarifas cobradas mensalmente estão corretas? Para saber, veja quais os serviços que devem ser gratuitos:
Se você tem usado os serviços acima, dentro dos limites mencionados, mas tem sido cobrado, saiba que você pode solicitar o reembolso das tarifas bancárias. Inclusive, há pessoas que estão recebendo reembolsos de mais de R$ 100! A seguir, explicamos como você pode fazer essa solicitação.
Como mencionamos acima, é importante que você verifique as suas contas bancárias e avalie se as tarifas cobradas são realmente indevidas, ou se são cobradas apenas quando você ultrapassa o limite de serviços gratuitos.
Isso porque, por exemplo, é possível fazer até quatro saques gratuitos por mês, porém, se você fizer cinco ou mais, a instituição financeira poderá cobrar uma taxa por esses saques excedentes.
Em contrapartida, se tem ocorrido cobranças sem que você exceda os limites impostos no tópico anterior, é possível pedir o reembolso de todo esse valor que foi pago indevidamente. Veja como é simples:
Se porventura o banco demonstrar alguma resistência na hora de fazer o pagamento, você poderá entrar em contato com o Bacen para solicitar auxílio durante essa negociação.