A visão estratégica é a capacidade de antever alguma situação e agir de maneira a evitar ou minimizar os riscos e prejuízos.
A principal característica da visão estratégica é a proatividade, pois prever algo ou alguma situação exige que a empresa tome alguma ação, minimizando falhas e perdas.
Dessa forma, a visão estratégica exige capacidade analítica, pois o foco deve ser trabalhar uma oportunidade ou solucionar o problema apresentado.
À primeira vista, pensar em um complexo sistema poderá confundir qualquer pessoa que esteja tentando entender a visão estratégica, porém, é justamente tendo essa visão que se tornará mais fácil absorver esse conhecimento.
Todo o sistema funciona em conjunto, ou seja, cada parte desse sistema afetará outras partes do mesmo sistema. Sendo assim, cria-se uma reação em cadeia.
Para garantir a saúde de um sistema é necessário que sejam levados em consideração todos os componentes, não se pode menosprezar nem o menor deles, já que todos são importantes para o bom funcionamento.
Logo, a visão estratégica tem de ser a mais realista possível diante do cenário ao qual está sendo inserida, tendo conhecimento dessa reação em cadeia, a gestão da empresa deve levar em consideração o todo, não somente as partes.
Por exemplo, um gestor que está tendo conflitos interpessoais dentro de sua equipe não pode escolher um lado em detrimento do outro, certamente que o gestor irá considerar as duas partes e conciliará a situação sem preferências.
A visão estratégica pode ser aplicada em qualquer contexto, pois a partir do momento em que se entende o todo é possível agir separadamente.
Viabilizando a criação de planejamento e direcionando os recursos necessários, sejam esses recursos financeiros, pessoal, tempo ou qualquer outro necessário para que a gestão da empresa alcance suas objetividades.