Você sabia que viajar nos deixa mais criativos e nos ajuda a melhorar o nosso desempenho no trabalho por conta disso? Se não sabia, está sabendo agora!
Isso se deve ao fato de que a nossa plasticidade neuronal é desenvolvida enquanto temos contato com o novo, com o diferente. Mas para que você possa saber mais sobre esse assunto, fizemos este conteúdo com outros detalhes importantes sobre o tema.
Mas afinal, por que viajar nos deixa mais criativos? Quais são os efeitos de uma viagem em nossa mente?
Como estamos saindo da nossa zona de conforto e entrando em contato com uma nova cultura e forma de viver, nosso cérebro é “obrigado” a se adaptar àquela realidade. Isso quer dizer que ele precisa estabelecer novas conexões neuronais e assim desenvolver mais conhecimento, criatividade, etc.
Abaixo explicamos isso com mais detalhes:
A “flexibilidade cognitiva” é entendida como a nossa capacidade de pensar de maneiras diferentes sobre uma mesma situação. É o chamado “pensar fora da caixa”, ou seja, ir além do óbvio.
Quando dizemos que viajar nos deixa mais criativos, é justamente por isso. Afinal, a nossa mente precisará encontrar respostas além do óbvio para responder em um outro idioma; escolher um prato diferente do que é consumido no cotidiano; etc.
Em terras estrangeiras (ou nacionais, mas distante do nosso cotidiano), estamos constantemente conhecendo algo novo. Todos esses conhecimentos serão um excelente “alimento” para a nossa mente, aumentando o nosso repertório de visão de mundo.
Além disso, nosso vocabulário se expande, nossos comportamentos mudam e nossa maneira de enxergar o outro também sofre alterações. Logo, quando precisarmos resolver algum problema nós teremos um repertório de ideias muito maior em nossa mente.
Seguindo o que foi apontado acima, também aprendemos a enxergar o mundo por outros olhos. É como se “tirássemos a lente” da vida que temos em nossos olhos. E assim, conseguimos enxergar além do óbvio e passamos a compreender o mundo de uma forma diferente.
Tudo isso, em conjunto, é capaz de nos provar que viajar nos deixa mais criativos. Afinal, com tanta coisa nova em nossa mente, e mudanças expressivas no comportamento, não há como não ser alguém mais criativo, concorda?
Vale ressaltar que a ideia de que viajar nos deixa mais criativos só cabe quando verdadeiramente nos entregamos às novas experiências. Ou seja, não adianta viajar e permanecer na zona de conforto, comendo o que conhece, não se comunicando com o local e não investindo na cultura dali.
Sendo assim, a próxima vez que você for viajar considere “mergulhar” na cultura local e assim permitir que a sua mente se expanda consideravelmente.