As expressões “viagem” e “viajem” provocam muitas dúvidas nos estudantes, uma vez que elas são palavras homônimas homófonas.
Dessa maneira, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre as principais regras que envolvem o uso dessas palavras. Memorize-as e garanta uma pontuação alta nas suas provas!
Em primeiro lugar, é importante que você saiba que as duas expressões existem na língua portuguesa e que ambas estão escritas de maneira correta. O que nós devemos fazer, então, é identificar o contexto em que cada uma é utilizada e a função que elas adquirem.
A palavra “viagem” possui função de substantivo. Ainda, devemos destacar que a expressão não pode ser flexionada em gênero.
Sendo um substantivo, ”viagem” será sempre precedida por um pronome ou por um artigo. São eles: o, a, os, as, um, uma, uns, umas, esta, estas, essa, essas , este, estes, esse, esses, aquele, aqueles, aquela e aquelas.
Vamos observar, a seguir, alguns exemplos que utilizam o substantivo “viagem”:
Assim, memorize essa regra: toda vez que “viagem” estiver funcionando em determinada frase como um substantivo, deveremos escrever essa expressão utilizando a letra “g”.
A expressão “viajem”, escrita com “j” é uma forma verbal do verbo “viajar”. Assim, devemos ressaltar que, nesse caso, a frase irá contar também com um sujeito, que irá praticar ou receber a ação expressa por esse verbo. A oração poderá contar, ainda, com a presença de um pronome.
Vamos analisar alguns exemplos que utilizam o verbo “viajar”:
Devemos destacar que todas as formas verbais do verbo “viajar” são escritas com “j”, como podemos observar a seguir: